TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Ceará tem os melhores resultados do NE na avaliação de alfabetização

Avaliação mede conhecimento em três áreas: leitura, escrita e matemática. Ceará teve os melhores índices nas três áreas.

18 de setembro de 2015 às 16:13

Criança escrevendo na lousa com giz

Foto: Josiel Martins

O Ministério da Educação (MEC) lançou, na quinta-feira (17), o resultado da Avaliação Nacional de Alfabetização (Ana). A avaliação mede o conhecimento dos estudantes (3º ano do ensino fundamental) em diferentes níveis de três áreas: leitura, escrita e matemática. A divulgação dos resultados é feita de acordo com o número de crianças em cada um desses níveis.

No Nordeste, o Ceará apresentou alguns dos melhores índices da região. Na leitura, por exemplo, o estado tem 15,80% dos estudantes no nível 4 (considerado o melhor nível pelo MEC), enquanto a média nordestina é 5,52%. Já no Nível 3, o Ceará tem o índice mais alto 36,43%.

O estado apresentou o menor índice de alunos no Nível 1 de leitura, 14,99% (nível mais baixo). Enquanto a Região Nordeste apresentou média de 35,56%.

Conheça os níveis de Leitura

No caso da leitura, no Nível 1, segundo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estão as crianças capazes apenas de ler palavras com sílabas canônicas (compostas de uma vogal e uma consoante) e não canônicas.

Já no Nível 2, as crianças sabem reconhecer a finalidade de diferentes tipos de texto, como convite, receita, anúncio ou um bilhete, e entendem o sentido de piadas ou de histórias em quadrinhos que misturam a linguagem verbal e a não verbal.

No Nível 3, o estudante é capaz de localizar informações explícitas no meio ou ao final de textos mais extensos, identificar onde está o pronome pessoal do caso reto em alguns textos, e fazer a relação entre causa e consequência de textos verbais ou de textos que usam linguagem verbal e não verbal.

Já no Nível 4, o mais alto, o estudante já deve ser capaz de reconhecer a relação de tempo em texto verbal e os participantes de um diálogo em uma entrevista ficcional, identificam outras estruturas sintáticas em textos curtos, como o pronome possessivo, o advérbio de lugar e o pronome demonstrativo, entendem o sentido de trechos de contos e o sentido de palavras em meio a texto mais compridos.

Escrita

O Ceará também foi destaque no aprendizado da escrita, que, diferente da leitura, acumula cinco níveis. Apenas 9,03% dos alunos estão no Nível 1, enquanto a média do Nordeste foi 19,93%. No Nível 5, os cearenses apresentam 10,04%, enquanto o segundo melhor do Nordeste, Pernambuco, apresenta 5,16%, e a média do nordestino é de 3,72%

Matemática

Os resultados se repetem na avaliação feita na área da matemática, também quatro níveis. No Nível 1 estão 18,07% dos alunos. Apesar de parecer um índice alto, média do Nordeste foi 38,59%. No Nível 4, os cearenses têm 29,25% dos estudantes, novamente, o melhor da região. O segundo melhor do Nordeste, Pernambuco, apresenta 15,17%, e a média do nordestino neste nível é de 13%

G1 CE