Sudene vai firmar parceria com Prefeitura de Quixeramobim para atrair investidores
04 de julho de 2025 às 09:07

Durante a assinatura da ordem de serviço para construção do Porto Seco em Quixeramobim, na próxima segunda-feira (7), a Sudene e a prefeitura do município assinarão acordo de cooperação técnica para a atração de investimentos. A cerimônia deverá contar com a presença de lideranças políticas da região do Sertão Central e representantes do setor econômico.
De acordo com o diretor de Gestão de Fundos e Incentivos Fiscais, Heitor Freire, o objetivo da parceria é apoiar empresas nacionais ou estrangeiras que desejem se implantar no município, especialmente no Porto Seco de Quixeramobim, complexo logístico multimodal com área alfandegada, ligado à Transnordestina. “Nós estamos colocando nossos instrumentos de financiamento, como o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e os incentivos fiscais, à disposição dos investidores. Queremos atrair empreendimentos, negócios, gerando oportunidades e renda para a população da região”, afirma.
Heitor Freire destacou que a Sudene é uma das principais financiadoras da construção da ferrovia, que interligará o município de Eliseu Martins (PI) ao Porto de Pecém (CE). A Autarquia, através do FDNE, já liberou R$ 4,2 bilhões para a obra e deve aplicar mais R$ 3 bilhões.
O Porto Seco é uma iniciativa estratégica que promete impulsionar a infraestrutura e facilitar o escoamento de cargas, consolidando Quixeramobim como um polo de integração logística no estado. A TLSA, empresa concessionária da Transnordestina, projeta a construção de cinco portos secos e dois terminais intermodais ao longo do trajeto da Transnordestina, em três estados do Nordeste.