TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{Anuncie Aqui}

Mulher se interna para fazer laqueadura mas sai do hospital com perna amputada e transplante de coração

08 de julho de 2025 às 08:45

undefined

 

Uma cirurgia de laqueadura, realizada em 9 de junho deste ano, na cidade de Neuquén, na Argentina, resultou em uma série de complicações para Alison Calfunao, de 30 anos. O caso, que ganhou repercussão após publicação do jornal Clarín, segue sob investigação judicial.

Alison deu entrada na clínica particular San Lucas para realizar a laqueadura, considerada uma cirurgia de baixa complexidade. No entanto, segundo a família, ela sofreu duas paradas cardíacas ainda durante o procedimento, o que causou insuficiência cardíaca e levou à necessidade de um transplante de coração.

 

Transferida para uma unidade com maior complexidade, chegou em estado crítico, com suporte básico de vida. Durante o processo de transferência, a paciente desenvolveu um coágulo e uma infecção no pé, o que culminou na amputação da perna acima do joelho.

 

A amputação foi necessária para que Alison fosse incluída na lista nacional de emergência para transplante. No dia 17 de junho, ela recebeu um novo coração no Hospital Italiano, em Buenos Aires, onde permanece internada, em processo de recuperação física e emocional.

 

A família da paciente acionou a Promotoria de Crimes Contra a Pessoa de Neuquén para apurar possíveis falhas médicas durante o procedimento. Até o momento, os responsáveis pela clínica onde a cirurgia foi iniciada não se pronunciaram sobre o caso, conforme detalhou o jornal argentino Clarín.