TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Vem aí a VI Semana Zé Maria do Tomé entre os dias 18 a 22 de abril

15 de abril de 2016 às 08:35 - Atualizado em 15/04/2016 08:35

undefined


No dia 21 de abril de 2010 foi assassinado brutalmente José Maria Filho, conhecido por Zé Maria do Tomé, líder comunitário e ambientalista, assassinado por denunciar as consequências da pulverização aérea de agrotóxicos e irregularidades na concessão de terras no Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi, localizado na Chapada do Apodi, entre os municípios de Limoeiro do Norte e Quixeré.

Sua morte o tornou um símbolo na luta contra o uso de agrotóxicos na Chapada do Apodi e na região do Baixo Jaguaribe, agregando movimentos sociais, universidades e setores do judiciário, como o Ministério Público do Trabalho, que colocaram em evidência os problemas socioambientais dessa região.


O caso do assassinato de Zé Maria do Tomé foi acompanhado pela Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo (CNCVC), pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDH) e pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Devido a pressões sociais e ao acompanhamento de advogados ligados à Rede Nacional de Advogados (as) Populares no Ceará (RENAP/CE), o inquérito policial passou a ser conduzido pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil do Ceará e acompanhada pelo Ministério Público Estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).

Na próxima semana, no período de 18 a 22 de abril, será realizada a VI Semana Zé Maria do Tomé, com uma extensa e diversificada programação que discutirá os conflitos socioambientais no Ceará e no Rio Grande do Norte.

Confira a programação completa:

undefined

Curta nossa página no Facebook