Escola de Pedra Branca é finalista em premiação nacional de tecnologia da Samsung voltada à educação
03 de dezembro de 2025 às 21:04

A Escola Estadual de Educação Profissional Antonio Rodrigues de Oliveira, localizada em Pedra Branca, no Sertão Central, participa nesta terça-feira (2) da premiação do programa Solve for Tomorrow, iniciativa da Samsung que premia nacionalmente os melhores projetos desenvolvidos na área da cidadania e educação.
A unidade de ensino concorre com o projeto Filtrocre, que utiliza rejeitos do granito ocre na criação de um filtro mineral para tratamento de água. A EEEP de Pedra Branca concorre com escolas do Amazonas, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo.
Os finalistas disputam três posições na categoria Vencedores Nacionais, definidas pela banca avaliadora. A votação popular também escolherá três projetos, e a organização concede ainda menção honrosa ao trabalho com maior potencial transformador.
A cerimônia encerra a 12ª edição do programa no Brasil e reunirá as dez equipes finalistas formadas por estudantes e professores de escolas públicas de nove estados.
O Solve for Tomorrow reúne projetos que integram as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Desde 2014, a iniciativa oferece atividades como mentorias, workshops e webinars para incentivar o desenvolvimento de soluções científicas voltadas às comunidades das equipes participantes.
