TVJ1.com.br

Entretenimento



PUBLICIDADE

{}

Pontal de Maceió: paraíso selvagem de praias quase desertas no Ceará

09 de novembro de 2015 às 09:14

Embora bastante conhecido, o Ceará ainda guarda mistérios e paisagens de natureza quase intocada, que servem como refúgio aos que buscam tranquilidade, ou como cenário perfeito aos amantes da adrenalina. É o caso de Pontal de Maceió: região composta por uma sequência de praias do Oceano Atlântico, precedida pelo Rio Pirangi, passando pela praia do Pontal de Maceió, sucedida pelo Rio Jaguaribe, pertencentes ao município de Fortim e finalizada na praia de Canoa Quebrada, em Aracati. São 15 km de costa, onde a paisagem se divide entre a mata selvagem e as praias de areia virgem. O percurso pode ser feito com os famosos passeios de buggy.

A praia do Pontal, que dá nome à região, arranca suspiros até dos que já estão acostumados com as belezas da costa litorânea brasileira. A antiga vila de pescadores, localizada a aproximadamente 130 quilômetros da capital Fortaleza, pertence ao município de Fortim, no litoral leste.

Para quem conhece a lotação dos destinos turísticos mais procurados do Ceará, Pontal de Maceió é um paraíso de praias desertas. Da praia das Agulhas à Barra, onde a praia do Pontal termina banhada pelas águas do rio Jaguaribe, a contemplação de belezas naturais, práticas esportivas e passeios pela região, são garantidos. Não faltam opções para quem deseja aproveitar um momento de calmaria longe da cidade, ou para quem busca aventuras a céu aberto.

História

Pouco conhecido, inclusive entre os cearenses, Pontal de Maceió costumava ser, até meados dos anos 90, uma pequena vila de pescadores, que dedicavam suas vidas à pesca da lagosta. A tradição era passada de pai para filho, e com o tempo, a pesca marítima na região foi perdendo a força, e outras atividades foram descobertas pelos nativos.

Mesmo assim, os moradores não perderam o cuidado em deixar quase intacto e limpo o maior bem que lhes foi dado: a praia. Contornada por falésias e dunas de areia branca, a praia do Pontal não demorou muito para ser descoberta pelos amantes do kitesurf e por aqueles mais dedicados em investir no desenvolvimento do lugar.

Pessoa surfando em águas puxado por lancha

O turismo esportivo é a grande aposta do Pontal. (Foto: Divulgação)

Os Rios

Além do mar, a praia do Pontal de Maceió é banhada pelos rios Jaguaribe e Pirangi, facilitando ainda mais a prática de esportes aquáticos, como o kitesurf. No delta do rio Jaguaribe, barcos oferecem um passeio até o Canal do Amor, onde belezas naturais podem ser desfrutadas e lendas sobre a origem da região são contadas.

O rio Pirangi fica paralelo à praia e em sua margem encontram-se diversas barracas de palha, nas quais os pescadores tratam frutos do mar e peixes de forma rústica e curiosa. Quem gosta de caminhar, pode desfrutar das trilhas naturais e podem visitar, na maré baixa, cavernas esculpidas pela força do mar.

Praia e ao fundo aerogeradores

Os iniciantes no esporte podem desfrutar de aulas em escolinhas de kitesurf. (Foto: Divulgação)

Kitesurf

A prática do esporte em Pontal de Maceió é bastante favorável graças aos ventos fortes e regulares que reinam ao longo da costa nordestina. Em média, durante 8 meses (de junho a fevereiro) do ano, sua realização exige menos força do que o usual, se tornando um sonho para seus praticantes. Assim, como a praia possui extensas piscinas formadas pelo mar, os inciantes mais cautelosos podem aprender a sair da água com segurança e até dar o primeiro “passo” do kitesurf.

Para profissionais

As vantagens da prática do esporte também se estendem aos mais experientes. A geografia do local oferece uma grande diversidade de manobras, em decorrência dos planos de água, lisos como a palma de uma mão, e mais afastados da costa. Situada no delta do rio Jaguaribe e a 1,5 km do cais, o spot do rio é praticável nas horas de maré baixa. Além disso, a foz do rio no Canto da Barra é um dos melhores lugares para a prática do kitesurf no Brasil. A aventura sobre as águas não para por aí: vários spots menos conhecidos da região podem ser visitados por meio de “downwinds” ou dos passeios de buggy.

Bugue estacionado em praia

Em um único passeio é possível conhecer todo o Pontal. (Foto: Divulgação)

Passeios de buggy

A cooperativa dos bugueiros do Pontal de Maceió conta com 10 buggys guiados por motoristas preparados para oferecer um trajeto cheio de aventura, adrenalina e emoção. O itinerário dos passeios vai da costa do sol nascente, que vai do rio Pirangi, perto de Parajuru, até Ponta Grossa, Redonda e Icapuí.

No início, a partida é calma em direção ao farol militar vermelho do Pontal, depois do qual se abre o delta do rio Jaguaribe, com um deserto de dunas na costa oposta. Então, o buggy sobe numa balsa para atravessar o rio até ancorar na margem, de onde parte para um passeio empolgante nas dunas, com subidas escorregadias e picos íngremes.

Entre as opções oferecidas para completar o passeio, estão o “skibunda”, e o oásis do Zé: uma subida alta, onde os visitantes podem descer escorregando ou sobrevoar de tirolesa a copa das árvores, caindo, posteriormente, numa lagoa de água doce.

Depois de poder viver duas horas de adrenalina, os passageiros ficarão muito felizes em chegar à praia de Redonda. De volta ao buggy, o próximo trajeto é até Tibau, última parada antes da volta ao Pontal.

Hospedagem

Os dois principais hotéis de luxo da praia do Pontal são o Vila Selvagem e o Pausa, inaugurado há menos de um ano. Ambos construídos e administrados por imigrantes franceses, os dois hotéis oferecem uma estadia de qualidade aos turistas, com valores que cabem em todos os bolsos.

O Vila Selvagem foi inaugurado há 8 anos, sendo um dos hotéis mais bem avaliados do TripAdvisor. Localizado à beira mar, possui requinte para oferecer uma estadia de qualidade e romântica a seus hóspedes. São 24 bangalôs ao longo de um lindo jardim, com duas piscinas, SPA completo e bar.

O Pausa hotel, inaugurado há apenas 6 meses, é a opção para quem busca uma hospedagem aconchegante e bons serviços, por um valor mais acessível. São 33 quartos no total, piscina, SPA completo e salão de jogos. O Pausa possui uma decoração contemporânea e quarto adaptado para deficientes físicos.

Pessoas no bugue em meio a água, areia e vegetação.

O Pontal de Maceió é rodeado por belezas naturais. (Foto: Divulgação)

Limpeza da praia

Por se tratar de uma comunidade pequena, praticamente todos os habitantes da região se conhecem e se unem, muitas vezes, em causas para a preservação do lugar, como o “Mutirão de limpeza da praia”. Trata-se de uma iniciativa comunitária em parceria com a prefeitura de Fortim, na qual os cidadãos voluntários se reúnem com os bugueiros e barraqueiros, pelo menos uma vez ao mês, para limpar a praia.

“A nossa preocupação é cuidar do que é nosso para todo mundo. Já que a gente vive da praia, a gente deve, pelo menos, cuidar dela”, explica Dedé, vice-presidente das associações de barraqueiros e dos bugueiros, um dos personagens mais populares do Pontal de Maceió.

Duas pessoas em jangada a margem da praia

Os jangadeiros são a marca de Fortim. (Foto: Divulgação)