TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Vaqueiros de Russas realizam manifesto contra posição do STF sobre vaquejadas

11 de outubro de 2016 às 15:16

undefined

 

Dezenas de vaqueiros e adeptos a prática da vaquejada do município de Russas realizaram na manhã desta terça-feira, 11 de outubro, uma manifestação contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu na última quinta-feira, 06 de outubro, por 6 votos a 5, que  uma lei estadual do Ceará referente a regulamentação da vaquejada é inconstitucional, ficando então a partir dessa decisão proibida a prática de vaquejada em tordo território nacional.

Não concordando com a decisão do STF, vaqueiros e adeptos a vaquejada da cidade russana, realizaram uma cavalgada pelas principais ruas e avenidas de Russas, como forma de protesto contra a decisão tomada.

Para os manifestantes, essa decisão do supremo, estingue um dos maiores patrimônios culturais do povo nordestino, sem falar dos prejuízos econômicos para milhares de pessoas que dependem das festas de vaquejadas para garantir o sustento de suas famílias.  

Para o ministro Marco Aurélio, relator do processo, a prática foi considerada uma crueldade intrínseca, e, portanto a partir da decisão fica proibida a prática de vaquejada em todo o Brasil.

Vale ressaltar que a ação foi movida pela Procuradoria Geral da República (PGR), que acusava a vaquejada de maus-tratos e crueldades contra os animais. 

Claudio Moura - Blog Vale em Notícias