TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

V Feira do livro e V Jornada das Letras de Limoeiro do Norte começam nesta quinta, 22

O município, no vale do Jaguaribe, vai receber autores, lançamentos literários, exposição de livros, oficinas e apresentações artísticas.

21 de fevereiro de 2018 às 09:55

undefined

 

Começam na próxima quinta-feira, dia 22, na Praça da Igreja Matriz, a quinta edição Feira do Livro e a V Jornada das Letras de Limoeiro do Norte, juntas são o maior evento literário da cidade. A abertura está marcada para as 20h. Toda a programação é gratuita e vai até sábado, dia 24.

Nesta edição, o público vai participar de lançamentos de livros, oficinas, palestras, rodas de conversa com autores, recitais e apresentações musicais, e terá acesso aos estandes de exposição de livros, durante os três dias de evento. A Tenda das Artes, no largo da Igreja Matriz, terá apresentações de teatro, música e homenagens a Belchior, ao centenário do poeta Hercílio Pinheiro (1918 – 2018) e ao poeta Louro Branco.

A V Feira do Livro de Limoeiro do Norte é uma realização do Instituto Brasil de Dentro, em parceria com a Academia Limoeirense de Letras, e tem o apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado, e da Enel.

Parte da programação, a Jornada das Letras, vai acontecer na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), que é um campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Limoeiro. Com o tema Literatura: Múltiplos Olhares, a roda de conversa vai reunir a Profa. Me. Fernanda Cardoso, o Prof. Me. Francisco Romário Nunes e a Prof. Dra. Sarah Maria Forte Diogo.

LANÇAMENTOS DE OBRAS

Entre os títulos lançados nesta edição, estão Aventura Jaguaribana, num ano de Estio de Agamenon Viana; Simplesmente Tião, de Avanir Fernandes Maia; A tragédia dos mil dias – a seca de 1877-79 no Ceará, de Cicinato Ferreira Neto; Para Belchior Com Amor, de Ricardo Kelmer; As cidades de Rubem Braga e W. Benjamin, de Ana Karla Dubiela; e Livro Zero, de Denis Akel.

CENTENÁRIO DO POETA HERCÍLIO PINHEIRO

Uma das principais homenagens programadas para esta edição de 2018 é ao centenário do repentista norte-rio-grandense Hercílio Pinheiro («1918 - U 1958), que morreu antes dos 40 anos de idade, em Tabuleiro do Norte-CE. Hercílio é considerado, até hoje, uma das maiores expressões da arte popular nordestina.

HOMENAGEM AO REPENTISTA CEARENSE LOURO BRANCO

Também homenageado nesta edição, o repentista Louro Branco, natural de Jaguaribe (CE), morreu no último dia 18 de janeiro de 2018, em Santa Cruz do Capibaribe (PE). Francisco Maia de Queiroz tinha 75 anos e era poeta e compositor, com mais de 700 composições e participação em mais de 400 festivais. Louro Branco começou a cantar aos 12 anos de idade; foi pescador, agricultor e vendedor ambulante, e viajou por quase todo o Brasil, propagando sua arte.

SHOWS E HOMENAGEM A BELCHIOR

Como parte da programação musical da V Feira do Livro de Limoeiro do Norte, haverá apresentações de Agamenon Viana, Banda Aécio de Castro (alunos do colégio Diocesano), Maracatu Nação Jaguaribe e Banda Big Head.

No sábado, dia 24, o encerramento da programação será com Deilson Rabelo, Celinha Guará e Gildomar Marinho, que além de apresentarem o cancioneiro autoral e sucessos da MPB, prestarão homenagens ao cantor e compositor cearense Belchior («1946 - U 2017).

SERVIÇO
V FEIRA DO LIVRO DE LIMOEIRO DO NORTE
Data: 22, 23 e 24 de Fevereiro de 2018
Local: Praça da Igreja Matriz (Praça José Osterne) de Limoeiro do Norte/CE
Horários: De 9h às 11h e de 17h às 23h.
Informações: (88) 99661-0512
Facebook: www.facebook.com/feiradolivrodelimoeirodonorte

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
Expositores: FT Livros, Moderna, FTD, Martin Claret, Expressão Gráfica, LCR, Feira do Livro, Littere, Lmiranda, Ludis, IMEPH, Peter Rohl, Premius, Tiprogresso, Projeto Mais Leitura/ Edit Ideal, Smile, Record, Terra da Luz.
Quinta, 22 de Fev

FAFIDAM – Sala Multimídia
19:00 – Jornada das Letras – Roda de Conversa, tema: Literatura: Múltiplos Olhares; Participantes: Profa. Me. Fernanda Cardoso Nunes (UECE-FAFIDAM); Prof. Me. Francisco Romário Nunes (UECE-FAFIDAM) e Profa. Dra. Sarah Maria Forte Diogo (UECE-FAFIDAM)

Tenda das Artes
17:00 – Praça livre, início exposição e venda;
18:30 – Professores da Escola Reinações – Brincanças, Dinâmica na Praça, Contação de Histórias, Cantinho da Matemática, Testes Piagetianos;
19:00 – Apresentação do Boizinho da Faceira, crianças do bairro Luiz Alves e comunidade Faceira;
20:00 – Abertura oficial da Feira – Realizadores, apoiadores e convidados;
20:30 – Autores no Tablado, lançamentos: Avanir Fernandes Maia, Simplesmente Tião;  Agamenon Viana, Aventura Jaguaribana, num Ano de Estio; Francinilto Almeida, autografa Geografia do Amor em Transe e outros títulos de sua autoria. Sessão de Autógrafos na Sala dos Autores;
21:15 – Cordel e Cantoria – Paiva Neves, lança O Mundo Perdido, adaptado da obra de Arthur Conan Doyle para Cordel; Homenagens, Centenário do poeta Hercílio Pinheiro e ao PoetaLouro Branco; cordelistas Paiva Neves, Rafael Brito, participação do cantador Zé Cardoso;
22:00 – Música na Praça, apresentação de Agamenon Viana.

Sexta, 23 de fev
Tenda das Artes/ Manhã
08:00  – Contação de História - Historias só fazem sentido quando nos faz Sentir, com a Professora Luci Oliveira e alunos  da escola Pe. José Anchieta, comunidade Cercado do Meio, Quixeré (CE);
09:00  – Oficina de arte, pintura, com Luci Oliveira;
10:00  –  lanche

Tenda das Artes/ Noite
17:00 – Praça livre, início exposição e venda
19:00 – Banda Aécio de Castro, alunos Colégio Diocesano, regência Bergson de Castro;
19:30 – Grupo de Teatro A Vida é Uma Peça, alunos do Colégio Diocesano, com a peça O Pequeno Príncipe;
20hs – Escritores no Tablado/ lançamentos – Cicinato Ferreira Neto, A tragédia dos Mil Dias - A Seca de 1877-79 no Ceará; Ana Karla Dubiela, As cidades de Rubem Braga e W. Benjamin;Denis Akel, Livro Zero, prosa, poesia, ilustração livre. Sessão de Autógrafos na Sala dos Autores;
20:30 – Apresentação do Maracatu Nação Jaguaribe, da comunidade Arraial, Limoeiro do Norte Ce.
21:00 – Cordel no tablado – Adriano Deodato, Quixeré Ce; Sessão de Autógrafos na Sala dos Autores;
22:00 – Música na Praça - Show Banda Big Head, cancioneiro popular brasileiro, participação Gilson saraiva.

Sábado, 24 de fev
Tenda das Artes/ Manhã
08:30 –  Oficinas de artes e brincanças;
10:00 – Lanche
Noite:
17:00 – Praça livre, início exposição e venda
19:30 – Atores e Brincantes na Praça
20:00 – Grupo Turma da Alegria, com o musical O Mundo Encantado da Leitura, por Missielma e Nivia;
20:30 – Escritores no Tablado, lançamentos – Bruno Paulino, Pequenos Assombros; Carlos Vazconcelos, Os Dias Roubados; Ricardo Kelmer, Para Belchior Com Amor. Sessão de Autógrafos na Sala dos Autores;
21:00 – Grupo Cena’s de Teatro, com Leituras e Loucuras, de Tércia Montenegro;
21:30 – Cordel no Tablado – Com Rafael Brito e Paiva Neves;
22:00 – Música na Praça - Show Deilson Rabelo, Celinha Guará e Gildomar Marinho, com canções autorais, Música Popular Brasileira e homenagens a Belchior.