TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Trabalhadores rurais de Limoeiro do Norte receberão treinamentos do Programa Aplique Bem

13 de setembro de 2016 às 13:52

undefined

 

Nesta quarta (14/09), os trabalhadores rurais da cidade de Limoeiro do Norte receberão treinamentos do Programa Aplique Bem. A proposta do curso é maximizar os benefícios da aplicação correta e racional dos defensivos agrícolas. Com isso, espera-se a redução constante de perdas na aplicação, assim como evitar riscos na contaminação do Meio Ambiente, dos alimentos e dos próprios trabalhadores. O curso retorna ao Estado com apoio da Câmara Setorial de Fruticultura do Ceará, da Federação de Agricultura do Estado do Ceará (FAEC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural/CE (Senar). No último dia 12, o treinamento também foi realizado em Ubajara.

O Programa é uma parceria entre a Arysta LifeScience e o Instituto Agronômico de Campinas – IAC, referência mundial em pesquisa em tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas. O treinamento não tem custos para os agricultores ou produtores, que são orientados sobre as práticas mais adequadas e seguras na aplicação dos defensivos.  Os instrutores do Programa Aplique Bem são preparados pelo IAC para treinar o agricultor sobre Tecnologia de Aplicação em diversas culturas. “O treinamento é muito benéfico ao produtor, pois as técnicas e as informações transmitidas auxiliam na construção de uma agricultura cada vez mais responsável e sustentável. A precisão na utilização dos defensivos torna-se um diferencial produtivo, garantindo oportunidades de melhorias e vantagens econômicas aos agricultores, uma vez que minimiza os desperdícios”, destaca a Gerente de Registro da Arysta LifeScience, Líria Hosoe.

Cada treinamento terá duração de quatro horas e será focado em produção hortifrúti e para a chamada aplicação “Costal”, em que o trabalhador acopla o pulverizador às suas costas para o melhor manejo do produto. O curso consiste em orientar o trabalhador rural sobre a melhor forma de aplicação. “O curso é baseado em três pilares: um bom equipamento, regulado adequadamente; um operador habilitado e o produto ideal para cada praga e/ou cultura. Isso é fundamental para que os procedimentos de aplicação de defensivos sejam realizados de maneira correta, isso porque a sociedade desconhece que a agricultura convencional quando realizada dentro das Boas Práticas Agrícolas, é tão segura quanto a produção de alimentos orgânicos. Atualmente existe uma grande preocupação do setor para o uso adequado, uma regulamentação bem abrangente e uma fiscalização muito atuante”, comenta o consultor César Sena.

Sobre o Programa Aplique Bem

O programa “Aplique Bem” foi criado em 2007 com o objetivo principal de preservar o meio ambiente, proteger o aplicador e incentivar a redução de custos com a melhor aplicação dos defensivos agrícolas. Em parceria com a Arysta LifeScience, o programa já conseguiu reduzir o uso de defensivos agrícolas de forma expressiva, dependendo da cultura e modalidade de aplicação, nas áreas as quais foi empregado no Brasil. O programa já esteve em 22 estados e DF. Aqui no Estado do Ceará, o treinamento vem sendo realizado todos os anos.