TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

TCE e UFC fecham parceria e vão fiscalizar qualidade do asfalto das estradas cearenses

03 de setembro de 2019 às 09:44

undefined

 

O Tribunal de Contas do Estado e a Universidade Federal do Ceará, por meio Centro de Tecnologia em Asfalto do Norte/Nordeste, do Departamento de Engenharia de Transportes, fecharam uma parceria e vão fiscalizar e atestar a qualidade da pavimentação asfáltica nas estradas cearenses. “Viária do Ceará” é o nome desse acordo que faz parte do Programa Cientista Chefe, desenvolvido pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Nessa segunda-feira, na presidência do TCE, a UFC apresentou a equipe, formada por nove doutores, que atuará nas auditorias conjuntas. A ação reúne a expertise do TCE em auditar e da UFC em equipamentos e pesquisas.

“Nos próximos dias começará o projeto-piloto numa estrada em obra, escolhida pelos técnicos do tribunal e os pesquisadores da UFC, onde será feita a análise completa, da fase inicial até sua execução. Caberá ao laboratório da UFC recolher e examinar as amostras cilíndricas do material”, explicou o presidente do TCE, conselheiro Edilberto Pontes. “Não se trata de projeto de pesquisa, mas ação concreta. Levaremos a ciência para a Administração Pública, nessa parceria com o Tribunal”, destacou o coordenador do Centro, professor Jorge Soares.