TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Sindicato cobra segurança após casos seguidos de furtos de gasolina em postos do Ceará

03 de novembro de 2021 às 09:52

undefined

Após casos seguidos de furto de gasolina em postos de combustíveis do Ceará, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Ceará (Sindipostos-CE) cobra mais segurança dos órgãos públicos. Na manhã desta quarta-feira (3), o assessor econômico da entidade, Antônio José Justa, falou sobre os casos em entrevista à TV Verdes Mares.

"A gente não tem poder de segurança. Então o que a gente faz é gravar os crimes, fornecer as imagens e cobrar mais segurança. O estado tem a segurança, a polícia faz seu trabalho, mas quando a polícia chega, o crime já tem acontecido", disse Antônio José.

Em outubro, foram registrados pelo menos quatro furtos de gasolina em postos de Fortaleza. O caso mais recente aconteceu na sexta-feira (29), quando um motorista em um carro branco sem placas abasteceu R$ 307 e fugiu sem pagar em um posto do Bairro São João do Tauape, a 50 metros de distância do 4º Distrito Policial.

Apesar dos aumentos seguidos nos preços dos combustíveis, chegando a R$ 7,19 o preço médio do litro de gasolina comum no Estado, o assessor econômico do Sindipostos acredita que os furtos de combustíveis nos postos não estão relacionados com as altas dos preços.

As pessoas de bem estão abastecendo normalmente, pagando o que devem e sendo bem atendidas. As pessoas de mal sempre existiram, a bandidagem não é de hoje e nem de ontem, há vários anos. Vem intensificando no nosso estado com a entrada desses grupos [de facções]", afirma Antônio José.

Em busca de tentar amenizar os furtos de gasolina, os proprietários dos estabelecimentos já adotam algumas medidas de segurança, como relata Antônio José.

"Constantemente a gente conversa no nosso Sindicato com nossos associados para que melhorem seu serviço de vigilância. Muitos estabelecimentos possuem segurança particular, fazendo com que esses fatos diminuam. E contatos com a polícia, nós já cansamos de conversar com o secretário de Segurança, com delegacias, os próprios donos dos postos constantemente falam com policiais, mas é uma prática que a gente pode diminuir, mas jamais acabar. Tem até um detalhe interessante de que a gente fecha a nossa porta contra o ladrão e ele sempre encontra uma brecha", relata.

Polícia Civil investiga os casos

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirma que As Forças de Segurança realizam ações diuturnas para evitar os crimes patrimoniais, com o emprego do policiamento ostensivo e preventivo, bem como com trabalho investigativo, para coibir esse tipo de prática.

Em relação ao furto ocorrido no posto do São João do Tauape, a SSPDS informa que o 4º Distrito Policial (DP) realiza buscas na região para identificar o motorista que abasteceu e fugiu sem pagar. Além disso, as imagens de câmeras de segurança do local estão subsidiando o trabalho policial.

Ainda conforme a Secretaria, a Polícia Civil mantém ainda investigações no 5º Distrito e no 16º Distrito Policial, relacionados a casos semelhantes ocorrido nos bairros Parangaba, Boa Vista e Passaré.

Com informações do G1