TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Rio Jaguaribe está completamente poluído, dizem especialistas

14 de junho de 2016 às 09:30

undefined

Uma pesquisa sobre a situação do saneamento dos rios Salgado e Jaguaribe causa preocupações em relação ao nível de poluição dos mananciais. Os riachos são por onde a água do rio São Francisco passa na transposição. Em alguns trechos, até metais pesados, que causam mal à saúde, foram encontrados durante análises.

Em entrevista à Rádio Tribuna BandNews FM, o pesquisador e professor universitário, Rodolfo Sabiá, que estuda os locais há 15 anos, os detritos encontrados nos rios são muito prejudiciais tanto para animais, quanto para o ser humano. “Nossas águas estão todas comprometidas. A gente identificou a presença de metais pesados chumbo, lítio, entre outros, que poluem o meio ambiente. E alguns deles atacam os nervos e alguns órgãos, é um grande problema da sociedade”, disse o professor. 

Conforme o presidente da Associação Cearense de Aquicultura, Beto Lemos, esgotos são despejados no percurso do rio Jaguaribe. Além disso, os resíduos acabam tendo como destino o açude Castanhão, maior reservatório do Ceará. Com isso, a situação compromete a criação de peixes.

“100% das cidades ribeirinhas, às margens do Rio Castanhão, jogam todos seus detritos no leito do rio. Não tem tratamento nenhum. Esse tipo de atitude, somado com a questão da agricultura, está ocasionando novamente essa grande mortalidade”, destaca.

Nos últimos 20 dias, mais de 100 toneladas de peixes já morreram devido à poluição dos riachos. O secretário estadual de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, lamenta a situação, mas explica que essa é a realidade de diversos rios do Brasil.

Com informações de Tribuna do Ceará