TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Potiretama e Pereiro tem abastecimento de água garantido somente até o dia 31 de janeiro

26 de janeiro de 2018 às 09:14

undefined
Entrada da cidade de Potiretama

Enquanto os técnicos da Funceme estão na expectativa da confirmação dos prognósticos para a quadra invernosa nos meses de fevereiro, março e abril, a situação do abastecimento de água é angustiante para milhares de moradores de cidades do Interior do Estado. Um levantamento elaborado pelo Grupo de Contingência do Governo do Estado revela que, dos 184 municípios, um total de 39 chegou ao início de 2018 em situação de criticidade considerada alta ou média.

Há ainda mais preocupação: o relatório do Grupo de Contingência aponta que 21 municípios podem enfrentar um colapso no abastecimento de água dentro dos próximos dias. As cidades de Alto Santo, Araripe, Baixio, Boa Viagem, Campos Sales, Cariús, Catarina, Deputado Irapuan Pinheiro, Independência, Ipaporanga, Ipaumirim, Itapiúna, Jucás, Milhã, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Pedra Branca, Pereiro, Potiretama, Solonópole e Umari tem abastecimento garantido somente até o dia 31 de janeiro.

O diretor de unidade de negócio do Interior da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), Helder Cortez, destacou, em uma entrevista ao Jornal Diário do Nordeste, que o abastecimento está sendo priorizado nas 21 cidades que estão em alta criticidade.

Em entrevista, nessa quinta-feira, 25, ao Jornal Alerta Geral, o Secretário de Recursos Hídricos do Estado, Francisco Teixeira, disse que o Governo Estadual mantem um cronograma de perfuração de poços profundos na Grande Fortaleza e no Interior do Estado para garantir água para as comunidades em que os efeitos da estiagem são mais prolongados. Teixeira reconheceu, porém, que a situação em muitas cidades é extremamente crítica.