TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Porto do Pecém exporta 2 milhões de toneladas de aço

10 de outubro de 2017 às 07:51 - Atualizado em 10/10/2017 07:53

undefined

 

O Porto do Pecém atingiu a marca de 2 milhões de placas de aço exportadas em 2017. O material produzido pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) é a principal carga de exportação em peso, da unidade portuária. A marca de 2.005.000 de toneladas foi atingida ao embarcar 49.911,755 t de placas no navio Nord Mississippi, que tem como destino o Porto de Altamira, no México, segundo informou, ontem, a Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos).

Para o presidente da companhia, Danilo Serpa, a marca é motivo de orgulho para todos os cearenses. “É um orgulho termos placas de aço de altíssima qualidade, “Made in Ceará” sendo exportadas através do Porto do Pecém para o mundo, como por exemplo, a indústria de petróleo norte-americana. É um sonho que se torna realidade”, disse o dirigente.

Movimentação

O material produzido pela CSP tem como principal destino os Estados Unidos, que receberam, este ano, 40,5% do total movimentado (796.087t), em segundo lugar, a Turquia, com 16,8% (329.524 t). O produto é entregue também a outros 16 países, incluindo o Brasil, que ocupa a 11ª posição no ranking, correspondente a 1,64% (27.613 toneladas). De janeiro a outubro deste ano o Porto do Pecém já recebeu 57 navios exclusivamente para o embarque de placas de aço. Com início das exportações em agosto de 2016, já foi exportado o total 2.607.376,9 de toneladas placas de aço.

O peso e tamanho das placas fazem delas uma carga especial, que implica em uma operação diferenciada. As placas de aço são transportadas da CSP até o Porto do Pecém através de carretas especiais. Em seguida, são recepcionadas e armazenadas no pátio do porto. A operação é feita com empilhadeiras “reach stackers”.

Para o carregamento de navios, as placas de aço são transportadas até o Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT), e ficam na área de pré embarque até serem embarcadas através de guindastes do tipo MHC (Guindaste Móvel Portuário). “Nós temos uma equipe especializada para esse tipo de operação. Com certeza o sucesso de produtividade também está atrelado à eficiência de toda a equipe que faz a Cearáportos em diferentes atividades”, afirma o presidente.