TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Policlínica de Limoeiro cria núcleo de assistência para crianças com microcefalia

02 de abril de 2016 às 17:02

undefined

A Policlínica Judite Chaves Saraiva, localizada em Limoeiro do Norte, é responsável pelo atendimento de 11 municípios do Vale do Jaguaribe.

O Governo do Estado está capacitando equipes multiprofissionais para atender crianças com microcefalia, com o intuito de oferecer ações de intervenção precoce nas policlínicas.

Os profissionais estão sendo treinados pelo Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), instituição ligada à Universidade Federal do Ceará (UFC), que presta assistência a crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor.

Casos ligando a microcefalia ao zika vírus

Na 10ª região de Saúde do Ceará, que abrange o Vale do Jaguaribe, já foi registrado três casos, sendo dois na cidade de Quixeré e um em Limoeiro do Norte.

Ao todo o Ceará já registrou cerca de 73 casos de microcefalia. A informaçãoconsta no boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde no início desta semana.

Estrutura
undefined

Policlínica Judite Chaves Saraiva, em Limoeiro do Norte (Foto: Agência TVJ1)

Está sendo montada uma grande estrutura dentro da Policlínica de Limoeiro do Norte para receber as crianças de 0 a 1 ano de idade. 

O Núcleo não será destinado única e exclusivamente aos casos de microcefalia associada ao zíka vírus, mas também a todas as crianças que sofrem de distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor menos de um ano.

Início

Com a estrutura física em fase final e a capacitação dos profissionais já próxima de ser concluída, o diretor da Policlínica, Arelone Andrade, estima que na primeira semana do mês de maio o núcleo já esteja atendendo a população dos 11 municípios.

Entrevista

undefined

À esquerda o diretor geral da Policlínica, Arelone Andrade, e ao seu lado o diretor executivo George de Oliveira (Foto: Agência TVJ1)

Nossa equipe entrevistou o diretor da Policlínica Judite Chaves Saraiva, em Limoeiro do Norte, o senhor Arelone Andrade, onde o mesmo esclareceu vários pontos sobre o núcleo que está sendo montado, confira: