TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Pesquisador do Ceará desenvolve sistema que diagnostica Covid-19 em pacientes através no raio-x

16 de julho de 2020 às 15:25

undefined

Um pesquisador da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) desenvolveu um sistema de inteligência artificial, usando o raio-x, capaz de ajudar no diagnóstico de pacientes com suspeita da Covid-19.

Ainda em fase de testes, a ferramenta foi criada tomando como base a análise de 150 exames de raio-x realizados em pacientes saudáveis, com pneumonia ou Covid-19, o que permitiu identificar pessoas com ou sem coronavírus.

O pesquisador de Inteligência Artificial da Sesa, Francisco Nauber Gois, explica a proposta da nova ferramenta.

“A proposta do projeto é criar uma ferramenta de auxílio a diagnóstico de Covid-19 usando o raio-x . A ideia é com essa plataforma de auxílio a diagnóstico que se identifique pacientes com risco de Covid-19 com raio-x que é uma ferramenta bastante acessível na maioria dos hospitais do Estado. E se consiga fazer uma triagem destes pacientes ou auxiliar os profissionais de saúde. Eu posso trazer os pacientes de maior risco para serem avaliados pelo profissional da saúde”, afirmou.

 

Ainda segundo a Sesa, a plataforma precisa da validação de um especialista da área da saúde para ser produzida em larga escala. A inovação pretende ainda desenvolver um aplicativo, onde as imagens de raio-x vão ser analisadas em tempo real por inteligência artificial. Assim, os médicos vão poder processar e analisar exames de forma rápida.