TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Palhano aguarda licença para exportação de melão e melancia aos Estados Unidos

19 de outubro de 2020 às 07:44

undefined

Produtores de frutas de Palhano, munícipio no Vale do Jaguaribe, no interior do Ceará, aguardam resultado de auditoria realizada pelo Departamento de Agricultura norte-americano, ocorrida no fim de setembro, para aprovação da exportação de melões e melancias cearenses aos Estados Unidos. O setor estima que, com a licença e disponibilização de água, podem ser produzidas 37,5 mil toneladas de frutas e 1,5 mil empregos gerados no primeiro ano de atividades.

Agentes do Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal dos Estados Unidos visitaram Palhano e cidades vizinhas, entre 28 e 29 de setembro, para verificar a ausência de insetos conhecidos como moscas das frutas, Anastrepha grandis, que podem espalhar doenças e estragar os frutos.

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) aguarda o retorno ainda neste ano e de forma positiva, já que testes realizados na localidade não identificam os insetos em questão.

Caso seja considerada área livre de mosca da fruta, o munícipio pode ajudar na expansão da quantidade de frutos encaminhados ao mercado internacional, como observa Neiliane Borges, diretora de Prevenção da Adagri.

“Com a vinda de novos mercados como o da China, que é o mais recente, traz a necessidade de ampliação da área livre e a expectativa nossa é que, com disponibilidade de água e ampliação do mercado de exportação, a gente vai praticamente triplicar a produção no campo”.

Os chineses devem receber a primeira carga de melão cearense, com 3,4 mil caixas das frutas, no dia 26 deste mês. Porém, como destaca a diretora, em 2019 foram exportados US$ 41 milhões em frutas para países como Holanda, Reino Unido, Espanha, Itália e Emirados Árabes. “Então, a expectativa é da gente manter esse mercado e abrir novos com a ampliação dessa área livre”, acrescenta.

Palhano já é reconhecida com área livre do inseto pelo Ministério da Agricultura, mas se garantir aprovação pelo departamento norte-americano, o município entra para o grupo autorizado a enviar os frutos para outros países. Na lista, estão as cidades de Aracati, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana, Russas, Quixeré e Limoeiro do Norte.