TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Oito UPAs estão prontas e fechadas no Ceará, uma delas desde 2012

29 de julho de 2019 às 08:51

undefined

 

De acordo com o Ministério da Saúde, pelo menos oito Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão prontas e sem funcionar no Ceará, uma delas desde 2013. Para o jornalista Beto Almeida, a situação das UPAs evidencia a falta de planejamento e a má administração dos recursos públicos.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o Ceará "conta com nove UPAs 24h já com atestado de conclusão emitido: Acaraú, Barbalha, Boa Viagem, Cascavel, Juazeiro do Norte, Morada Nova, Quixeramobim, Sobral e Tianguá", mas ainda aguardando "contratação de pessoal e aquisição dos equipamentos para funcionamento". A Pasta federal garante que "as unidades já foram habilitadas e estão com os repasses de incentivo financeiro de investimento efetuados".

Somados os valores investidos na construção das oito UPAs prontas e fechadas, o dinheiro por enquanto desperdiçado é de R$ 12,2 milhões. Falta de financiamento para manutenção e burocracias com o Governo Federal são as principais justificativas dos gestores municipais para a ausência de atividades nos locais.

Os municípios têm a alternativa de fazer a readequação dos espaços das Unidades, como foi autorizado pelo Governo Federal em maio de 2018. “Se você está com equipamento pronto e não está tento utilidade, então faz a readequação”, afirma Beto Freitas. Na readequação, a estrutura das UPAs inativas pode ser utilizada com outra finalidade na área da saúde, como para Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), a fim de que não se perca as estruturas já erguidas.