TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

O três maiores açudes do Ceará tiveram acréscimos em seus volumes

Castanhão, Orós e Banabuiú tiveram acréscimos nos volumes ainda insuficientes para conter as perdas por consumo e evaporação.

27 de janeiro de 2016 às 10:48

undefined

As boas chuvas dos últimos dias trouxeram impacto positivo ao nível de 75% dos açudes cearenses, mas fizeram pouca diferença nos três maiores: Castanhão, Orós e Banabuiú. Mesmo com acréscimos, eles têm volumes semelhantes ou menores do que no primeiro dia do ano. 

O Castanhão, em Alto Santo, começou o ano com 11,5% do volume e tinha 10,5% ontem, após uma semana de boas chuvas. O que chega como recarga ainda não é suficiente para conter perdas diárias. O reservatório abastece a Região Metropolitana (RMF) e tem o espelho d’água reduzido pela evaporação nos dias de sol. 

Pouca diferença também foi registrada no Orós, na cidade de mesmo nome. Começou o ano com 33,1% e ontem estava com 33,5%. “Para a capacidade destes açudes, o aporte é pequeno, mas deixa mais lenta a redução causada pelo consumo e pela evaporação”, aponta Gianni Lima, assistente da presidência da Cogerh. 

Antes de terminar, janeiro já registra o dobro da precipitação historicamente observada no Ceará durante o mês. A média foi de 198,6 milímetros nestes 26 dias, quando o mês tem média de 98,7 mm. Dos 153 açudes monitorados pela Cogerh, 116 tiveram aumento no volume. Nos pequenos açudes, a pré-estação alcançou maiores efeitos e três sangraram.

Apesar das boas notícias, o Sertão Central ainda abriga oito cidades onde o abastecimento gera preocupação. Seja pelas poucas chuvas, pelas tentativas frustradas de socorro ou pela espera das ações emergenciais em fase de conclusão. São elas: Boa Viagem, Milhã, Mombaça, Pereiro, Salitre, São Luís do Curu, Quixeramobim e Uruoca. Conforme Gianni, Quixeramobim tem uma adutora com finalização prevista para fevereiro e Uruoca deve ter prioridade na próxima fase da montagem dos equipamentos.

undefined

Com informações de O Povo

Curta nossa página no facebook