TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

No município de Jaguaibe a avenida Beira Rio está quase pronta

Veja o pôr do sol no novo cartão postal de Jaguaribe, Ceará

15 de janeiro de 2016 às 13:02 - Atualizado em 15/01/2016 13:03

undefined

O novo, e certamente um dos mais belos, cartão postal de Jaguaribe está quase pronto. Ornando o rio, berço da cidade, a avenida ganha contornos definitivos e já recebe freqüentadores habituais ou passantes ocasionais que, mesmo por um instante, param para desfrutar as belezas do local. De seus espaços amplos é possível um bom clic e o registro do momento ou a visão privilegiada do nascer ou por do sol dourando as águas do curso d’água. Adeptos de uma vida saudável, cultivada ao ar livre, poderão caminhar ou correr ao longo dos 1.500 metros de sua extensão (uma das faces de 15 quarteirões) sobre piso inter travado, um revestimento ecologicamente correto que absorve calor e proporciona conforto térmico. Aos que gostam de dividir tempo e espaço com familiares e amigos, a Avenida Beira Rio receberá ofertando muitas opções. Será possível sentar, lanchar na sua praça de alimentação ou simplesmente jogar conversa fora estreitando relacionamentos. Passear, fazer ginástica nos equipamentos de sua academia ou pedalar em sua ciclovia. Jogar em suas quadras ou desfrutar de um relaxamento mental tentando pescar às margens do rio. À noite todo o ambiente será especialmente iluminado por refletores.

Sonho de tantos dos seus filhos ao longo de diversas administrações e promessa de campanha do atual prefeito José Abner, agora se torna realidade graças ao compromisso de realizar e a parceria firmada entre a Prefeitura de Jaguaribe e o Governo do Estado. As festividades de inauguração contarão com a presença do Governador Camilo Santana, que visitou as obras em sua última visita a Jaguaribe, conheceu detalhes do projeto arquitetônico e prontamente apoiou a iniciativa. Pouco a pouco o projeto concebido nas pranchetas dos jovens arquitetos Inácio e Elias e cuja execução é acompanhada de perto pelo Assessor Mano Holanda e o Engenheiro Joscélio Falcão revela seus aspectos inovadores. A princípio o formato das passagens para pedestres e cadeirantes, também redutores de velocidade, causou estranheza e críticas. Quando suas funções do equipamento foram divulgadas ganharam entusiastas apoiadores.

Piso inter travado

O material utilizado para preencher todos os espaços horizontais da obra chama-se piso inter travado, escolhido antecipadamente devido suas vantagens e benefícios. Este piso é ecologicamente correto, traz melhor conforto térmico, tem boa visibilidade noturna, é resistente ao tráfego pesado, além de ser de fácil substituição se for danificado, sendo facilmente trocado sem remendos. O piso inter travado tem ainda uma variedade de cores permitindo ao projetista usar da imaginação para embelezar a obra. Pensando no meio ambiente, ele não promove a impermeabilização do solo e é extremamente durável.

Praça de Alimentação

A Praça de Alimentação está disposta em uma área de 3.837m², conta com 7 quiosques e academia ao ar livre instalada em 204m², playground para crianças, além da ciclovia. As lombadas ao longo da avenida recebem o nome de TraficCalm (Tráfego Lento) e permitem fácil acesso a pedestres, mas principalmente a cadeirantes, possibilitando as travessias de um lado a outro da avenida de forma acessível e com segurança. A noite, a avenida terá iluminação especial com a intensidade adequada ao longo de todo o calçadão. Os refletores, a cada cinco postes, estão voltados para o rio. Luzes especiais, com foco dirigido debaixo para cima, iluminarão as palmeiras.

No seu próximo passeio pela cidade, ou mesmo a caminho do trabalho, visite a nova Avenida Beira Rio, um sonho de todos agora realidade.