TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Ministro garante que Transposição do São Francisco fica pronta em dezembro

12 de junho de 2016 às 10:04

undefined

As águas da Transposição do Rio São Francisco já chegam às torneiras do cearense em dezembro deste ano. Ao menos foi o que garantiu o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, em visita às obras do projeto, em Juazeiro do Norte, nessa sexta-feira. “Nós temos a previsão de que as obras integralmente estarão prontas até dezembro”, disse em entrevista coletiva.

A visita do ministro do presidente interino Michel Temer (PMDB) foi acompanhada pelo governador Camilo Santana (PT) e pelos deputados federal e estadual do PSDB, Raimundo Matos e Carlos Matos, respectivamente.

Barbalho disse, ainda, que a responsabilidade, depois da conclusão das obras, é de garantir o enchimento dos reservatórios, para que água já possa ser utilizada.

“Nós não podemos deixar que a integração do São Francisco fique apenas à margem do acesso humano e produtivo, fique apenas a olhar o canal passando com a água sem que isso represente água na torneira da população, água pra irrigar a produção”, afirmou.

Ele informou que se está discutindo a possibilidade de integração da Bacia do São Francisco com a Bacia Araguaia-Tocantins.

Aumento de recursos

O ministro informou, ainda, que as construtoras responsáveis pela obra “estão autorizadas a ampliar ao máximo a sua capacidade de execução, sinalizando que estamos absolutamente disponíveis sobre o aspecto financeiro para o cumprimento e honrar aquilo que for executado”.

O aumento dos recursos, segundo Camilo, também pode acelerar Cinturão das Águas. “Esse primeiro trecho, se conseguirmos acelerar e um volume melhor de recursos (…), a gente consegue (terminar) ainda esse ano juntamente com a conclusão da obra do São Francisco e garantir água para o Castanhão”, afirmou o governador.