TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Lixo hospitalar é descartado de forma irregular em Limoeiro do Norte

13 de julho de 2020 às 08:25

undefined

Foram encontrados, na comunidade de Sítio Marquinhos, zona rural de Limoeiro do Norte, dezenas de tubos de soro fisiológico, agulhas e outros materiais hospitalares, descartados de forma irregular e à vista de todos. Os objetos estavam no chão, trazendo risco para o meio ambiente e a população da comunidade.

A legislação brasileira prevê uma série de critérios que têm que ser observados no descarte dos resíduos hospitalares. Isso vai desde a separação, ainda na unidade de saúde, até o transporte, como, por exemplo, evitar carroceria de madeira, que facilita a contaminação, porque o material pode absorver detritos. Além disso, o veículo tem que ser lavável. Já a destinação ideal é a incineração. Ele não pode, simplesmente, ser enterrado junto com o lixo doméstico. Ainda deve passar por processo de descontaminação.

O portal TVJ1 procurou a Prefeitura de Limoeiro do Norte, responsável pelo descarte deste tipo de material no município, para prestar esclarecimentos. O secretário de infraestrutura Valdo Lemos, afirmou não saber a procedência deste material e que não teria sido a prefeitura quem realizou o descarte.

Valdo Lemos disse ainda que o município irá denunciar na polícia o caso e acompanhar as investigações.