TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Jacaré de 2 metros é resgatado em Quixeramobim

Animal foi capturado em uma propriedade na zona rural de Quixeramobim. Ele foi solto em uma área de proteção ambiental no município.

16 de setembro de 2016 às 09:06

undefined

 

Um jacaré-do-papo-amarelo, que está na lista dos animais que correm risco de extinção, foi capturado na zona rural de Quixeramobim, Sertão Central do Ceará. O réptil, de cerca de 2 metros, foi resgatado na terça-feira (13) por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar em uma propriedade particular a 25 quilômetros da sede do município.

Os proprietários de uma fazenda na região, após perceberem que os patos da propriedade estavam sumindo, pediram ajuda à unidade dos Bombeiros da cidade. Ao lado da propriedade, há uma unidade de conservação particular, situada próxima às margens do Rio Quixeramobim.

O comandante dos Bombeiros da Área Integrada de Segurança 15, major Landim, avalia que, devido à seca, o jacaré devia estar em busca de alimento, já que as áreas alagadas próximas ao local onde o animal foi encontrado estão bem secas. Seis militares participaram da ação de captura do réptil.

O réptil foi capturado com auxílio de um cambão, ferramenta utilizada para imobilizar a boca do animal e facilitar o controle do bicho. O jacaré-do-papo-amarelo, que faz parte da lista de animais em extinção no Brasil, foi solto em uma área de proteção ambiental no município.

Captura


Para solicitar serviço de salvamento, resgate e captura de animais silvestres do Corpo de Bombeiros, o telefone de contato é o 193. A orientação é que a população não tente imobilizar o animal antes da chegadas dos bombeiros, preserve o local onde o animal estiver e não utilize ferramentas inapropriadas que possam machucar o bicho.