TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Inaugurado o Polo Industrial e Tecnológico de Saúde no Eusébio

26 de junho de 2018 às 15:01

undefined
 
A unidade da Fiocruz no Polo Industrial e Tecnológico da Saúde, no Eusébio, foi inaugurada oficialmente nesta terça-feira, 26. O investimento é de R$ 180 milhões. Com foco em bioinformática, prospecções moleculares, neurociência, saúde da família, e saúde e meio ambiente, o espaço abrigará também a primeira unidade da Biomanguinhos fora do Rio de Janeiro para produção de vacinas.  
 
A unidade utilizará matérias-primas do bioma nordestino para desenvolver produtos inovadores e será o primeiro parque do Brasil a integrar projetos de inovação tecnológica na produção de medicamentos, insumos e diagnósticos para atender da saúde básica à medicina de alta complexidade.    
 
“A inauguração da sede da Fiocruz no Polo do Eusébio representa um marco, a nosso ver, para o Ceará, para a Fiocruz, mas, sobretudo, ao nosso País, porque aqui o projeto está centrado na redução das desigualdades sociais, regionais, a partir do trabalho de ciência, tecnologia e inovação para o Sistema Único de Saúde (SUS), para saúde no Ceará e de todos os brasileiros” afirmou a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.
 
O espaço também tem um prédio específico para as áreas de gestão e ensino de pós-graduação,com capacidade para 560 alunos, e outro para pesquisas, com 15 laboratórios, sendo dois deles com nível de biossegurança elevado. 
 
Já a unidade da Biomanguinhos, atualmente em fase de terraplenagem, tem investimento previsto de R$ 700 milhões. Outras três empresas  -  Nuteral, Point Suture e Instituto Atlântico - também já assinaram protocolo de intenções para se instalar no Pits. Para o governador Camilo Santana (PT), o equipamento abre uma série de oportunidades na área da saúde do Estado.
 
“A Fiocruz é uma das instituições mais conceituadas e respeitadas no Brasil e no mundo. Portanto, para nós, é uma honra ter a Fiocruz no Ceará. Não tenho dúvidas de que este é um divisor de águas para o nosso polo de saúde”.

O Povo Online