TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Hub da TAM pode gerar R$ 9,9 bilhões na economia do Ceará, diz relatório

Documento foi apresentado a políticos do Ceará nesta quinta-feira. Equipamentos turísticos são pontos a favor de Fortaleza, diz documento.

18 de setembro de 2015 às 16:12

Políticos sentados em volta de uma mesa

Comitiva de político assiste a relatório apresentado por empresa de consultoria em reunião com a TAM (Foto: Divulgação/TAM)

Uma comitiva de políticos cearenses, incluindo o governador Camilo Santana e o prefeito deFortaleza, Roberto Cláudio, se reuniu nesta quinta-feira (17) com a presidência da TAM para conhecer os dados de um relatório que mede os impactos da instalação do Hub da empresa de aviação no aeroporto internacional Pinto Martins, em Fortaleza.

Em comunicado à imprensa, o Governo do Ceará informou que o documento encomendado pelo Grupo Latam prevê a geração de 35 mil empregos diretos e indiretos até 2018, além de crescimento de 6% do PIB cearense, o que representa impacto de R$ 9,9 bilhões na economia do Estado, num período de cinco anos de operação do Hub.

Ainda de acordo com o Governo do Ceará, mais de um terço do impacto econômico (39%) virá dos setores de transporte e armazenagem, outros 17%, do setor de atacado e varejo, e 12% dos setores de hotel e alimentação. Já sobre o impacto em empregos, 29% virão nos setores de transporte e armazenagem, 29% de atacado e varejo, e 12% de hotéis e alimentação.

Pontos a favor de Fortaleza

Na apresentação do levantamento, foram apontados como fatores que fortalecem Fortaleza na disputa para sediar o Hub equipamentos que valorizam o turismo e o esporte na capital, como o Centro de Eventos do Ceará, o Centro de Formação Olímpico e o Acquario do Ceará.

Para chegar às conclusões apresentadas, o estudo da Consultoria Oxford Economics utilizou como base os dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre os quais aplicou uma metodologia própria de avaliação de modelos econômicos regionais. O Grupo Latam também usou informações sobre o potencial turístico e de desenvolvimento econômico da cidade, além de dados coletados em visitas técnicas.

Camilo Santana

Camilo Santana no lançamento da campanha "todos pelo Hub" (Foto: Diana Vasconcelos/G1)

Disputa pelo Hub

Em 22 de junho, o Governo do Ceará lançou, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, a campanha "Todos pelo Hub da TAM no Ceará", para receber a instalação do Hub da companhia aérea. A empresa afirmou que pretende instalar o empreendimento em uma capital nordestina: Fortaleza, Natal e Recife estão na disputa.

Depois da apresentação do relatório, a TAM afirmou que a decisão final será baseada na análise global de uma série de critérios técnicos, como a competitividade de custos, atrelada a uma infraestrutura adequada para o empreendimento e a experiência dos passageiros.

G1 CE


G1 CE