TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Gravidade da crise financeira motiva reunião entre prefeitos e bancada federal cearense

21 de setembro de 2015 às 15:43

Prédio da Aprece

Uma reunião de urgência entre prefeitos de todas as regiões do Estado e membros da bancada federal cearense aconteceu pela Aprece, na manhã desta segunda-feira (21). O encontro, que se deu na sede do Iprede em Fortaleza, é resultado da grande inquietação dos gestores municipais por conta da dificuldade financeira enfrentada pelos municípios. A crise vem se manifestando de forma progressiva e crescente, tendo sido significativamente sentida no primeiro decênio de setembro, quando o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de recursos dos municípios, sofreu redução de mais de 38%.

Todo um trabalho de sensibilização junto aos prefeitos e seus respectivos deputados e senadores está sendo realizado pela Aprece. A ideia é garantir a maior participação possível de parlamentares, para que os mesmos possam ouvir dos gestores as diversas dificuldades que estão sendo enfrentadas, a exemplo da impossibilidade de cumprimento dos compromissos com pagamento de pessoal e fornecedores, além do não cumprimento dos percentuais de gastos orçamentários estipulados legalmente.

Entre os temas que discutidos no encontro, estão os impactos econômicos gerados pelo desemprego ocasionado pela crise. Além disso, foram debatidas alternativas para garantir mais recursos aos municípios, como a votação em favor de repasses de percentuais da arrecadação de impostos, com ISS e CPMF, e mesmo um auxílio financeiro emergencial por parte do Governo Federal.

Com informações de Ceará Agora


Tópicos:

Gravidade, crise, crise financeira, reunião, prefeitos, bancada federal, cearense