TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Fortaleza amanhece com chuva intensa e alagamentos nesta quinta (18)

18 de janeiro de 2018 às 10:24

undefined

 

Depois de vários dias sem precipitações signicantes, Fortaleza amanheceu nesta quinta-feira(18) com uma forte chuva. Como de costume, vários pontos da cidade registraram alagamentos, semáforos desligados e engarrafamentos. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a Capital cearense chegou a registrar precipitação de 57.6 mm, no posto do Pici.

Na Rua Veneza, no bairro Messejana, até correnteza teve. Motoristas também enfrentaram problemas de tráfego na avenida Raul Barbosa. Na Avenida Sebastião de Abreu, a atenção dos condutores também teve que ser redobrada no trecho por trás do Iguatemi, onde vários pontos de alagamento foram registrados.

Na rua 24 de Maio, no Centro; na BR-116 e no Parque Dois Irmãos, foram feitos registros da força da chuva. Na avenida Washington Soares, sentido sertão-litoral, a faixa da direita cou quase intrafegável com a água acumulada em alguns trechos.

undefined

Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), 8 semáforos foram afetados com uma oscilação de energia e apagaram. Seis deles cam na Av. Domingos Olímpio e e outros dois na Rua Carlos Vasconcelos, nos cruzamentos com as ruas Tenente Benévolo e Domingos Olímpio.

Entretanto, também há relatos de sinais desligados na Av. Mister Hull, mas há trechos da via que não são de competência da AMC.

Funceme explica fenômenos

Conforme o o meteorologista e supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, as chuvas no Interior do Estado, sobretudo nas regiões Central e Sul, se devem à inuência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema meteorológico que atua nesta época do ano e que, atualmente, está em processo de dissipação.

Ainda segundo Fritz, é normal que, nesta época do ano, o clima mude abruptamente. "No período em que nos encontramos, de pré-estação chuvosa no mês de janeiro, os sistemas meteorológicos se formam de forma rápida. De um dia para o outro, podemos observar uma variação de condição meteorológica de tempo claro, com sol e poucas nuves, para, repentinamente, uma condição de chuva que surge em seguida", explica.

Maiores volumes

No período, os maiores volumes no Estado foram registrados em Itaitinga (90 mm), Fortaleza (57.6 mm) Iguatu (46 mm) e Cariús (24 mm). Completam a lista de municípios com maiores chuvas: São Gonçalo do Amarante (22 mm), Jucás (21 mm) e Maranguape (20,2 mm).


Diario do Nordeste