TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Grito dos Excluídos, reúne milhares de pessoas em Potiretama

11 de setembro de 2015 às 15:16

As festividades que aconteceram até dia 08 de setembro, teve como ápice, o 21º Grito dos Excluídos, que segundo os organizadores do evento, calcularam em 2.150 pessoas, sendo mil pessoas do próprio município e o restante vindos de todos os municípios do Vale do Jaguaribe.

Pessoas carregando bandeiras nas ruas de Potiretama

Foto do 21º Grito dos excluídos

Nosso portal de notícias entrevistou o padre Djavan, que é o Pároco de Potiretama, confira:

Padre Djavan Fernandes

Padre Djavan Fernandes, Pároco de Potiretama.

TVJ1: Como o senhor viu essa participação surpreendente tanto nas festividades da Padroeira de Potiretama, como também o 21º Grito dos excluídos?

Padre Djavan: Eu olho com muita positividade, já que não esperávamos um numero tão grande de pessoas, mesmo sendo um evento tradicional na diocese, ainda mais pela distância de Potiretama para outros municípios.

TVJ1: Após sua chegada em Potiretama, a população vê com bons olhos o trabalho que está sendo desempenhado e reconhecem o esforço do senhor quanto a conscientização e mobilização social. Esta afirmação condiz com o que o senhor acha?

Padre Djavan: Este trabalho não é feito tão somente pela paróquia, eu me sinto apenas mais um entre outros sujeitos (entidades) que trabalham com o mesmo objetivo, por tanto o sucesso do evento se dá como resposta desse trabalho entre parceiros.

TVJ1: Na região do Vale do Jaguaribe comentou-se bastante sobre o Grito dos Excluídos realizado em Potiretama, o que fica como legado desse evento?

Padre Djavan: O Grito dos Excluídos tem como objetivo celebrar e alimentar nossas lutas e esperanças das nossas paróquias a trabalhos sociais, fortificar e despertar as comunidades para um novo olhar sobre politicas publicas.

TVJ1: A juventude em massa compareceu ativamente ao Grito dos Excluídos, os jovens de Potiretama estão passando por um momento novo, é possível que esses jovens venham a assumir um papel importante nos rumos do município?

Padre Djavan: Os jovens já exercem esse papel de mobilização e conscientização na vida da comunidade. Eles são sujeitos políticos e acredito que futuramente possam fomentar, um novo modelo de fazer politica quebrando vínculos atuais.

TVJ1: Politicamente falando o senhor pode sair candidato a prefeito de Potiretama?

Padre Djavan: O papel do Padre é evangelizar, ele tem a função de animar a comunidade para viver a responsabilidade de sua fé, nenhum trabalho de pastoral, deve ter vínculo partidário, por isso não há nenhuma possibilidade do padre ser candidato.

Mensagem final do Padre Djavan: Agradeço a todas as pessoas que participaram do Grito dos Excluídos, tanto das demais paroquias, como das comunidades do município de Potiretama, pela presença e animação do evento. Que o Deus deJesus Cristo, que está sempre do lado dos pobres colhendo o que sobrar, continue nos inspirando a viver sua palavra, que é gerar vida e vida em abundância. Agradeço a todos os paroquianos que realizaram uma grande festa e bela festa a Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, que a Virgem do Socorro Perpetuo socorrei a cada um de nós, nas nossas necessidades. Obrigado a todos.