TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Festejos de Nossa Senhora das Candeias, Padroeira de Jaguaribe

As tradicionais novenas trazem nessa época um clima de fé e devoção

23 de janeiro de 2016 às 16:41

undefined

O festejos que celebram a padroeira do Município de Jaguaribe Nossa Senhora das Candeias se iniciam em 23 de Janeiro e vão até dia 02 de Fevereiro. As tradicionais novenas trazem nessa época um clima de fé e devoção. Em um cenário de crise econômica e hídrica, a roupa branca e os pés descalços das promessas demonstram a fé de quem acredita que tudo vai melhorar.

A Festa de Nossa Senhora das Candeias “Mãe Amada e Protetora” como é chamada na música cantada pelo povo, é uma antiga e tradicional festa de cunho religioso-social-cultural, que movimenta grande parte da cidade.O último dia é a data em que se comemora o dia da Padroeira. O encerramento acontece com uma procissão composta pelos fiéis, famílias e simpatizantes da Igreja. “Tomados de júbilo nos preparamos para mais uma vez celebrarmos àquela que nossos antepassados nos deram por Mãe e Protetora desta terra a Virgem Santíssima das Candeias” afirma Jonilson Peixoto integrante da Paróquia.

O Tema da festa este ano é “Jesus é o rosto da misericórdia do Pai.”

Um pouco da história

A mais ou menos 200 anos na Capela de Jaguaribe-Mirim, se iniciavam as primeiras festas em louvor a Nossa Senhora das Candeias. Segundo a tradição judaica, a mãe apresentava o filho primogênito no templo, o consagrava ao Senhor e se purificava. Para isso havia um cortejo luminoso,daí surgiu o nome da Padroeira de Jaguaribe Nossa Senhora das “Candeias”ou Nossa Senhora da Purificação, pois ao mesmo tempo em que o Filho era apresentado e consagrado ao Senhor a Mãe era purificada.

As novenas de Nossa Senhora das Candeias já existiam mesmo antes da Igreja de Jaguaribe se tornar matriz e paróquia.

No dia 23 de Janeiro se iniciam as comemorações com o hasteamento da bandeira simbolizando o início das festividades. De 24 de Janeiro a 01 de Fevereiro acontecem as novenas, que simbolizam nove dias de oração para uma festa religiosa. No último dia, 02 de Fevereiro, é a festa de apresentação do Senhor ou Purificação de Nossa Senhora, marcada por uma procissão de fiéis.

Nos dias atuais, o lema da Paróquia Nossa Senhora das Candeias é “Construindo e Reconstruindo a História à Luz da Fé”. Foram muitos os padres, religiosos, leigos que se doaram na evangelização desta terra. 


Prefeitura de Jaguaribe