Feira Agroecológica de Quixadá reúne agricultores familiares na próxima sexta-feira (25)
21 de julho de 2025 às 11:41

Na próxima sexta-feira (25), o município de Quixadá receberá a Feira Agroecológica, evento voltado à comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar e ao fortalecimento do vínculo entre o campo e a cidade. A feira será realizada das 17h às 20h, em frente à Bodega Ecológica de Quixadá, na Rua Autran Moreno, nº 162, no Centro da cidade.
A programação contará com a participação de 30 feirantes de comunidades rurais, que irão oferecer alimentos cultivados sem o uso de agrotóxicos, além de promover troca de sementes tradicionais, apresentações culturais e rodas de conversa. A proposta é valorizar práticas sustentáveis e estimular o consumo consciente, aproximando os produtores de quem consome os alimentos.
A iniciativa faz parte do projeto Território de Saberes e Sabores da Agroecologia, desenvolvido pelo Instituto Antônio Conselheiro (IAC) em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Quixadá (STRAAF).
O evento reforça a atuação do IAC na promoção da agroecologia no Sertão Central, região onde mantém, desde 2014, ações de apoio à produção e comercialização de alimentos sustentáveis. Um dos marcos dessa atuação é o Espaço Agroecológico Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, referência na venda direta de produtos cultivados em quintais produtivos da região.