TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

FCDL lança este mês o projeto Jornada da Integração, começando pela região Jaguaribana

15 de março de 2016 às 07:58 - Atualizado em 15/03/2016 08:01


O presidente da FCDL, Freitas Cordeiro, diz que a ideia é debater com as lideranças municipais para saber quais gargalos devem ser superados (FOTO: NATINHO RODRIGUES)

Buscando detectar os potenciais econômicos e principais demandas de municípios do Interior cearense, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL) inicia, neste mês, o projeto Jornada Integração, que levará uma equipe de lojistas para praticamente todas as regiões do Estado. Ao todo, 107 cidades serão visitadas entre março e novembro deste ano, sendo que, em cada uma delas, serão discutidas formas de aperfeiçoar o comércio local, além de alternativas para superar a crise do País.

As visitas se iniciam no próximo dia 21 de março, quando o presidente da FCDL, Francisco Freitas Cordeiro, desembarca em Aracati, na região Jaguaribana. De lá, a equipe liderada por ele segue para Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Jaguaribe, Iracema, Alto Santo e Russas, onde encerra a primeira das nove etapas do Jornada itinerante com uma reunião na base regional.

"Queremos ter contato com as lideranças municipais, dentre as quais lojistas, vereadores, prefeitos e gerentes de banco, para saber quais são os gargalos que podemos superar para crescer", destaca Cordeiro.

Além da região Jaguaribana, as visitas contemplarão também as regiões Norte, Centro-Sul, Cariri, Sertão-Oeste, Sertão Central, Inhamuns, Ibiapaba e, por último, a base Metropolitana. "Levaremos um especialista para gerar relatórios sobre as necessidades e potencialidades de cada local.

Através deste documento, procuraremos sensibilizar os órgãos competentes para conduzir soluções. Às vezes, determinado município quer uma indústria, mas uma faculdade traria benefícios bem maiores. São medidas menos ousadas do que se imagina", diz o presidente da FCDL.

"Instalação de câmeras de segurança e botões de pânico, por exemplo, são soluções simples que, se implantadas, podem gerar benefícios significativos".

Peso dos municípios

Acompanhando a equipe da FCDL, uma consultoria da Faculdade CDL ficará responsável pelo embasamento acadêmico do relatório final. A partir deste documento, a professora Flávia Chagas espera que a entidade possa subsidiar o governo de dados para a condução e elaboração de novas políticas públicas.

"Nós levantamos um dado sobre a força de compra do Interior que, de 2003 para 2014, aumentou de 33% para 45% sua participação diante da Capital, que detinha 67% e agora caiu para 55%. O nosso propósito é buscar informações que estão lá, muitas vezes mal exploradas, para ajudar a alavancar setores econômicos e sociais do nosso Estado".


Agenda

Visita às regiões do Ceará:

Jaguaribana: 21 a 23 de março

Norte: 13 a 15 de abril

Centro-Sul: 27 a 29 de abril

Cariri: 18 a 20 de maio

Sertão Oeste: 1 a 3 de junho

Sertão Central: 21 a 22 de junho

Inhamuns: 29 de junho a 1 de julho

Ibiapaba: 27 a 29 de julho

RMF: 13 a 28 de outubro


Diário do Nordeste