TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Estudantes de Jaguaribe criam equipamento que liga e desliga luzes e aparelhos de residência

Inicialmente, a invenção promete economizar até 50% da energia elétrica utilizada de forma desnecessária pela escola onde os jovens estudam

25 de janeiro de 2016 às 15:10 - Atualizado em 25/01/2016 15:08

Criar ideias sustentáveis e evitar o alto consumo ou a utilização desnecessária de energia nunca é demais. No município de Jaguaribe, localizado a 318 km de Fortaleza, dois alunos de 17 anos da escola Poeta Sinó Pinheiro desenvolveram um projeto para conscientizar as pessoas quanto à economia de energia da escola onde estudam.

Intitulado como Eco Tech, o projeto criado pelos jovens Mateus Gomes e Rodrigo Marques utiliza a tecnologia para auxiliar na diminuição do consumo. Por meio de uma rede wifi, Mateus garante que é possível desligar equipamentos eletrônicos mesmo estando distante do ambiente.

undefined

“O usuário tem a capacidade de ter acesso total a sua casa pelo smartphone ou tablet, podendo monitorar o consumo de energia em tempo real e podendo manipular luzes, ar condicionados de forma que possa ser ligado ou desligado. É possível desligar sequencialmente ou simultaneamente os equipamentos de várias salas”, explica Mateus.

Acompanhamento do consumo

Com o projeto, o consumidor pode verificar as alterações de consumo de cada aparelho dentro de sua residência. Caso o ar condicionado consumisse 200 kwh, e passasse a consumir 400 kwh, por algum problema, é possível verificar por meio de dispositivos móveis em tempo real a essa mudança na quantidade de energia gasta.

“Com isso, o usuário tem a capacidade de ter acesso total a sua casa pelo smartphone ou tablet, podendo monitorar o consumo de energia em tempo real e podendo manipular os eletrônicos”, destaca Mateus.

Desenvolvido há cerca de um ano, o projeto fornece o monitoramento de consumo em tempo real. Com esse controle é possível economizar até 50% da energia utilizada de forma desnecessária. Para fazer tudo isso, os autores garantem que um dispositivo é instalado nos equipamentos que viabiliza a conexão.

Segundo o jovem inventor, por enquanto, o projeto é usado apenas na escola onde estuda. “A princípio, a ideia do Eco Tech surgiu para atender as necessidades da nossa escola. Nós só decidimos criar o projeto depois que realizamos algumas pesquisas na escola e vimos que a energia era um dos maiores gastos da instituição”, afirma Mateus.

Com destaque dentro da instituição, o projeto abriu portas e contou com ajuda financeira de empresas da região, mas a falta de investimentos ainda é uma das principais dificuldades enfrentadas pelos inventores. “Inicialmente contou com o apoio de um vereador e algumas empresas. Mas, por não conter apoio real do governo em relação a compra de equipamentos, fica difícil dar um certo engajamento ao projeto”, declara.

Próximo de prestar vestibular, Mateus garante que a intenção é aprimorar seus conhecimentos fazendo um curso superior. “Eu pretendo para o meu futuro ser um desenvolvedor de sistemas e trabalhar com artes gráficas. Mas de uma maneira que sempre tenha a necessidade de inovar, pois não significa apenas ter uma simples ideia, mas sim é importante ampliar de modo que seja utilizado por todos”, afirmou.


Curta nossa pagina no Facebook

Fonte: Tribuna do Ceará