TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Estado do Ceará será palco do encontro das administradoras de ZPE do país

30 de março de 2017 às 09:37

undefined

 

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) realizará nos dias 30 e 31 de março, em Fortaleza e no Pecém, a V Reunião das Administradoras de Zonas de Processamento de Exportação. A abertura oficial do evento ocorrerá no dia 30, a partir das 9h, no auditório José Flávio Costa Lima, térreo, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Atualmente o Brasil possui 25 ZPE autorizadas, das quais 19 encontram-se em efetiva implantação, distribuídas em 17 Unidades da Federação. A ZPE do Ceará é pioneira e a única em operação no país.

Participarão da solenidade de abertura, o Governador do Estado, Camilo Santana; o Secretário-Executivo do MDIC e Presidente do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Marcos Jorge; o Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias; o presidente da FIEC, Beto Studart; o Secretário de Assuntos Internacionais, Antonio Balhmann; o Secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE), César Ribeiro e o Presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior.

O primeiro dia do encontro (30) será realizado na FIEC e terá como palestrantes, no período da manhã: a Secretária Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação, Thaíse Dutra; que falará sobre a atuação da Secretaria; o Secretário de Comércio Exterior do MDIC, Abrão Miguel Neto, que apresentará o Panorama do Comércio Exterior Brasileiro; o 1º Secretário Subchefe da Divisão de Investimento do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos (MRE), José Renato Ruy Ferreira, que abordará o tema Apoios às ZPEs: Política de Promoção Comercial e de Investimentos – Ministério das Relações Exteriores e o Diretor Presidente da ZPE de Parnaíba, Paulo Roberto Sousa, que vai proferir palestra sobre a ZPE de Parnaíba: experiência de implantação.

No dia 30, no período da tarde, as palestras terão continuidade com o Presidente da Asociación de Zonas Francas de las Américas – AZFA, Juan Pablo Rivera, que fará uma leitura do Panorama das ZPEs no continente americano: modelos de negócios adotados e novos desafios; com o Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Luís Augusto Ferreira, que discorrerá sobre as ações de apoio da ABDI ao setor produtivo; com o Secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), César Ribeiro, que falará sobre a ZPE de Pecém e a articulação com as políticas estaduais de Desenvolvimento Econômico; com o Secretário de Assuntos Internacionais do Ceará, Antonio Balhmann, que vai expor a Estratégia do Estado do Ceará de atração de investimentos.

Após a palestra do Secretário Balhmann, o Presidente da Companhia Administradora da ZPE do Ceará, Mário Lima Júnior, falará sobre a experiência de implantação e os novos desafios da ZPE Ceará. Também participaráo como palestrantes no dia 30, à tarde, o Gerente Geral de Relações Institucionais e Comunicação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Ricardo Parente, que discorrerá sobre o tema CSP: experiência de implantação na ZPE do Ceará e impactos na economia cearense e a Assessora da Secretaria de Articulação para Investimentos e Parcerias/ PPI‐SG/PR, Vânia Lúcia Lins Souto, que abordará as Perspectivas da logística no Brasil: novos projetos para facilitação de comércio e investimentos.

O segundo dia do encontro, 31 de março, será realizado em Pecém. Os participantes do encontro visitarão a área de expansão da ZPE Ceará, o Centro de Treinamento do Trabalhador Cearense  (administrado pelo IFCE), onde assistirão apresentações institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), da Ceará Portos e da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP). Em seguida, participarão de visitas guiadas ao Porto do Pecém e à área da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

Roberto Moreira