TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Eleição para conselheiros tutelares do Ceará acontece neste domingo

05 de outubro de 2019 às 09:05 - Atualizado em 05/10/2019 09:06

undefined

 

A eleição para membros do Conselho Tutelar acontece no próximo domingo (6) em todos os municípios do Ceará. O Ministério Público do Ceará (MPCE), através do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), informou que qualquer cidadão com título de eleitor válido pode votar em seu domicílio eleitoral.

O promotor de Justiça Hugo Mendonça, coordenador do Caopije, explica que o voto é facultativo e a maioria da população não tem conhecimento de que pode participar.

“Na última eleição, em 2015, apenas 17% dos eleitores cearenses habilitados votaram. Há um desconhecimento da importância das funções exercidas por esses agentes. Eles são responsáveis por agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes são violados, por isso, precisamos sensibilizar os cidadãos para participar do pleito”, disse.

Os cidadãos devem consultar o seu local de vocação no site ou através do telefone gratuito '148', o “Disque Eleitor”. No dia da eleição, promotores de Justiça estarão de plantão em todas as Comarcas para fiscalizar o processo eleitoral.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), Ceará, Sergipe e Tocantins serão os únicos do Brasil a realizar esta eleição com 100% de urnas eletrônicas. A biometria não será utilizada e não haverá áudio para eleitores cegos, tendo em vista as limitações do sistema para eleições comunitárias.