TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Convocação de aprovados em novos concursos depende da situação fiscal do Ceará, diz secretário

04 de setembro de 2019 às 14:02 - Atualizado em 04/09/2019 14:01

undefined

Secretário-chefe da Casa Civil do Estado do Ceará, Élcio Batista.

Um dia após o governador Camilo Santana anunciar a convocação dos aprovados no primeiro concurso da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, afirmou que não há previsão para chamar aprovados em outros concursos do Governo do Estado no momento.

Segundo o secretário, a "solidez fiscal" do Ceará faz com que as decisões sobre impactos na folha de pagamento sejam prioritárias no estado. "Toda despesa de custeio é muito bem avaliada antes", disse.

De acordo com Batista, o Ceará tem um Comitê de Gestão e Responsabilidade Fiscal (Cogerf) que tem a responsabilidade de dotar o estado de um controle maior nos gastos públicos. "O governador só tem tomado decisões depois que o Cogerf apresenta os números do estado. E os outros concursos vão depender dessas avaliações".

O Cogerf é formado por representantes da Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Controladoria, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), sob a presidência da Seplag. ​

Cultura terá 102 concursados

Os 102 aprovados no concurso da Secult serão convocados a partir do dia 5 de novembro. Com a convocação, a Secult terá um aporte de 55 analistas de cultura, 17 bibliotecários, 10 historiadores, oito analistas de patrimônio, quatro arquivistas, quatro museólogos, dois antropólogos e dois sociólogos.

Realizado no ano passado, o certame foi o primeiro concurso público para a Secretaria de Cultura em 53 anos de existência. ​