TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Ceará terá primeira unidade de segurança máxima em Aquiraz

15 de novembro de 2019 às 08:24

undefined

 

O Estado do Ceará vai ganhar mais um espaço para reforçar a segurança pública nos municípios. Isso porque a implantação da nova unidade prisional de Aquiraz, financiada pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Governo do Estado e por recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), está na etapa final. Iniciada em 2018, a construção está sob fiscalização da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Esta é a primeira penitenciária de segurança máxima do Estado – após a desativação do antigo Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) em 2013 – e integrará o complexo carcerário já existente no município, formado pelo Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, a Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes e o Centro de Triagem e Observação Criminológica (CTOC).

O investimento destinada para a nova estrutura é de R$ 28 milhões. Com área construída de 7.273 metros quadrados, a penitenciária é dividida por área urbanizada interna e externa, contendo muralha, torres de iluminação equipadas com câmeras de alta precisão, guaritas para vigilância com visualização em 360 graus, sistema de drenagem e esgoto, além de blocos administrativo, de saúde, e de celas. Os ambientes são integrados com sistema de videomonitoramento e alarmes estrategicamente posicionados. As fundações da unidade têm mecanismos reforçados para segurança.

Agora, o presídio de segurança máxima de Aquiraz será mobiliado e equipado para receber internos, em um total de 104 celas. A gestão visa assegurar o rigor de organização e estrutura para o devido cumprimento de penas conforme as características da unidade, de acordo com o secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque.