TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Ceará receberá reforço de 12,1 toneladas de grãos de milho para pequenos criadores

30 de setembro de 2017 às 09:35

undefined

 

O Ceará terá um reforço de 12,1 toneladas de milho em grãos que serão enviados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para oferta a pequenos criadores e agroindústrias de pequeno porte por meio do Programa de Vendas em Balcão (ProVB). No país serão mais de 47 mil toneladas de milho em grãos para diversos estados das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país. O transporte será contratado na próxima sexta-feira (6), por meio de leilão de frete.

O produto será ofertado a R$ 33 a saca de 60 Kg. O preço com subvenção foi autorizado pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep) em abril e vale até o dia 31 de dezembro, com limite de 10 toneladas de milho por mês por criador.

O Rio Grande do Norte receberá o maior quantitativo do grão, num total de 14,1 mil toneladas. O Ceará aparece em segundo lugar com um reforço de 12 mil t, Paraíba em terceiro, com 8,1 mil t, Alagoas e Amazonas em quarto com de 2 mil toneladas cada, Pernambuco em quinto,  com 1,7 mil ton e Paraíba em sexto com 1,1 mil ton. Para Maranhão e Acre serão destinadas 800 e 100 toneladas respectivamente.

As 3 mil toneladas restantes terão como destino os estados de Goiás (1,56 mil t) e Distrito Federal (1,47 mil t). Nestes estados não se aplica o preço subvencionado. O valor de venda é calculado quinzenalmente, tendo como referência o mercado atacadista local, e o limite por criador é de 14 toneladas por mês.

Além das 47,1 mil t para o Vendas em Balcão, outras 26 mil toneladas de milho serão removidas do Centro-Oeste para o Nordeste a fim de reposicionar estrategicamente os estoques públicos para atendimento de futuras demandas.

Com informações da Conab