TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Ceará recebe 1º ônibus 100% elétrico movido a energia solar

09 de setembro de 2021 às 10:05

undefined

O distrito de Pecém, no Ceará, recebeu seu primeiro ônibus 100% elétrico alimentado por energia solar. Visando atender as demandas por deslocamento de funcionários até à usina térmica (UTE) da companhia de energia EDP, o ônibus tem autonomia 300 km, e lida com folga o percurso entre o município de São Gonçalo do Amarante à companhia de energia.

Construído em chassi da BYD e carroceria da Marcopolo, o veículo conta com dois motores de 148 cavalos de potência e está sendo operado todos os dias pela Gertaxi, levando funcionários entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante, em Pecém, onde está localizada a usina térmica. O trajeto é de cerca de 70 km, uma tarefa fácil para a bateria do ônibus elétrico.

Para suprir a demanda energética do ônibus elétrico, em toda a usina foram instaladas 183 placas solares para garantir independência da energia fornecida para o veículo da produção da UTE. A recarga da empresa está sendo feita no próprio estacionamento da companhia, próxima a uma estação de recarga para veículos elétricos convencional.

A introdução do ônibus é a primeira fase de aplicação desse projeto de deslocamento ecológico. A segunda fase determina a instalação de filmes fotovoltaicos orgânicos (Organic Photovoltaic, "OPV") compostos por células que geram energia elétrica a partir da luz solar.

Nesse caso, as células serão testadas em diversas condições climáticas do Nordeste para assegurar sua viabilidade para suprir a demanda energética de serviços de dentro do veículo — como entradas USB, iluminação, sistema de som e outros — diminuindo a dependência da carga das baterias.

Com informações do Tecmundo