TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Bombeiros alertam para alto risco de grandes incêndios florestais em todo o Ceará no 2º semestre

10 de agosto de 2021 às 07:33 - Atualizado em 10/08/2021 07:42

undefined

O Corpo de Bombeiros emitiu um alerta sobre o alto risco de incêndios florestais de grandes proporções em todo o Ceará entre esta terça (10) e quinta-feira (12). O aviso leva em consideração a vegetação seca, umidade relativa do ar baixa, temperatura alta e ventos fortes neste período, fatores que colaboram para o fogo se propagar e aumentam as chances do fenômeno acontecer.

As informações estão no relatório semanal da Operação Floresta Branca 2021, que faz acompanhamentos dos dados de precipitação, temperatura e de umidade esperados para o segundo semestre, com o objetivo de fazer ações de prevenção de incêndios florestais. As Áreas Integradas de Segurança (AIS) do Estado são monitoradas com dados do portal BD Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Conforme os bombeiros, nesta terça-feira (10), a Região Norte, que abrange os municípios de Sobral, Tianguá, Ubajara, entre outras cidades que fazem parte da AIS 14, tem o risco abaixo do restante do Ceará, devido ser uma área que possui muito verde, o que deixa a umidade da vegetação maior. Porém, mesmo com essa característica, a Região apresenta registro muito grande de focos de calor, causados pela ação humana.

Mesma situação ocorre na Região Litorânea, com menos probabilidade de ter incêndios florestais, devido o tipo de vegetação.

Risco de fogo

O princípio do Risco de Fogo (RF), usado pelo Corpo de Bombeiros, corresponde ao número de dias seguidos sem registro de precipitação durante os últimos 120 dias em relação à data de interesse.

O indicador mostra a possibilidade da vegetação de ser queimada do ponto de vista meteorológico e que o fogo na grande maioria dos casos é iniciado pelo homem e não naturalmente, como por exemplo, por raios.

O RF não considera os efeitos da direção e da velocidade do vento, pois estas são variáveis relacionadas à propagação do fogo.

Com informações do G1