TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Banco do Nordeste lança FNE Sol no Vale do Jaguaribe

Linha de crédito é destinada a empreendimentos de todos os portes, urbanos e rurais

08 de novembro de 2016 às 08:20

undefined
Energias renováveis

O Banco do Nordeste apresenta nesta quinta-feira, dia 10 de novembro, a especialistas do setor, autoridades e empresários da região jaguaribana, o FNE Sol, linha de financiamento à micro e à minigeração distribuída de energia elétrica renovável. O evento será realizado às 18 horas, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), em Limoeiro do Norte(CE).

As informações sobre o FNE Sol serão apresentadas pelo superintendente estadual do Banco do Nordeste, João Robério Pereira de Messias. O evento contará ainda com uma apresentação sobre o "Panorama da Energia Renovável no Brasil", feita pelo coordenador do Núcleo de Energia Renovável da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Joaquim Rolim. Os gerentes das agências do Banco do Nordeste de Aracati, Russas, Jaguaribe e Limoeiro do Norte e empresas fornecedoras dos equipamentos de geração de energia também estarão presentes.

A nova linha utiliza recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste e tem prazo de pagamento de até 12 anos, com até um ano de carência. O investimento pode ser financiado em até 100% e há bônus de adimplência de 15%.

O crédito é destinado a empresas de todos os portes e setores, produtores e empresas rurais, cooperativas e associações. “O cliente é beneficiado tanto por consumir energia renovável e limpa, quanto por ter economia financeira. Inicialmente, o custo é neutro. O financiamento é compensado pela redução do consumo, pois as parcelas do financiamento são calculadas tomando como parâmetro o valor economizado na conta de energia. Depois, tem-se a diminuição significativa dessa despesa", explica o superintendente João Robério.

Podem ser financiados sistemas completos envolvendo geradores de energia, inversores, materiais auxiliares e instalação.

A microgeração distribuída de energia elétrica compreende as centrais geradoras que utilizem cogeração qualificada ou fontes renováveis (hidráulica, solar, eólica, biomassa etc.), conectadas na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras, e cuja potência instalada seja menor ou igual a 75 kW.

 Já a minigeração distribuída engloba os mesmos tipos de centrais geradoras com potência instalada superior a 75 kW e menor ou igual a 5 MW (com exceção da fonte hidráulica, cuja potencia deve ser menor ou igual a 3 MW).

SERVIÇO:

Lançamento do FNE Sol em Limoeiro do Norte

Onde? Auditório do CVT (antigo NIT), na Rua Cônego Bessa, 2381, Centro - Limoeiro do Norte.

Quando? 10 de novembro (quinta-feira), às 18h.