TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Após perdão, imagem de padre Cícero entra em igreja católica pela 1ª vez

Retrato do 'santo popular' foi conduzido por fiéis em igreja de Juazeiro. Evento ocorreu durante a romaria das Candeias, a maior do Ceará.

31 de janeiro de 2016 às 08:39 - Atualizado em 31/01/2016 08:40

undefined

Os católicos fiéis a padre Cícero Romão Batista, considerado santo popular no Nordeste, celebraram um dia histórico neste sábado (30) em Juazeiro do Norte: pela primeira uma imagem do padre foi autorizada a entrar dentro de um templo católico, permitido após o perdão da Igreja ao padre. O evento ocorreu durante a romaria das Candeias, que atrai cerca de 300 mil católicos à cidade.

Padre Cícero morreu sem conciliação com a igreja católica após o caso conhecido como "milagre da hóstia", no final do século XIX. Segundo a crença popular, uma hóstia dada pelo padre Cícero virou sangue na boca de uma beata. A Igreja Católica afirmou que o padre interpretou de forma equivocada a teologia bíblica e foi proibido de exercer funções eclesiásticas.

Em dezembro de 2015, o Vaticano anunciou a reconciliação de padre Cícero com a religião. Com o perdão, não há mais fatores impeditivos para que o "santo popular" do interior do interior do Ceará seja beatificado ou canonizado, segundo o chanceler da diocese do Crato, Armando Lopes Rafael. Leia o resumo da carta em que o Vaticano declara reconciliação com padre Cícero.

"Houve certo erro por parte de igreja em condenar o padre Cícero, mas com esse perdão temos uma renovação na fé que o Papa Francisco nos convidar a celebrar", diz o padre Cícero José, da paróquia de Juazeiro do Norte.

Romaria das Candeias


A romaria em homenagem à Nossa Senhora das Candeias é uma dos mais tradicionais de Juazeiro do Norte e deve atrair cerca 300 mil fiéis, de acordo com a prefeitura. A romaria se estende até 2 de fevereiro, quando acontece um dos principais pontos da festa, a procissão das velas pelas ruas do município.

São esperados peregrinos de todos os estados do Nordeste. A romaria das Candeias é mais antiga de Juazeiro do Norte e foi iniciada com uma ideia de Padre Cícero para um desempregado fazer candeeiros. Além da programação religiosa, a prefeitura realiza atividades artísticas e culturais, com exposições temáticas no Memorial Padre Cícero.

G1

Curta nossa página no facebook