TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Agora oficial, Parque do Cocó é quase 5 vezes maior que o Central Park de Nova York

05 de junho de 2017 às 13:46 - Atualizado em 05/06/2017 13:46

undefined

 

Após 40 anos de espera, o Parque do Cocó foi oficialmente regulamentado. A assinatura do decreto que torna o parque de Fortaleza uma Unidade de Conservação de Proteção Integral aconteceu no último domingo (4).

Com a demarcação, 1.571 hectares do Parque do Cocó serão adequados às regulamentações de preservação do meio ambiente, indicando, além disso, que o espaço deve ser de posse e domínio público. Entre as medidas de controle está a maior atuação da gestão ambiental, policial e de fiscalização do parque e do rio homônimo.

A atual área é cerca de 15 vezes maior que o embrião do bosque, o Adahil Barreto — denominado parque em 1983 após decreto municipal, com área de 10 hectares; 7 vezes maior que o Parque Ibirapuera, em São Paulo, e 4,5 vezes mais extenso que o Central Park, em Nova York. Mas, diferentemente do parque americano, o Parque do Cocó não é totalmente transitável.

Demanda

Foram 40 anos de espera. E depois de muitas idas e vindas, entraves e debates, até que enfim foi regulamentada a área que delimita o parque do cocó. Os 1.571 hectares de terras, na prática, significam que o governo estadual vai desenvolver ações para recuperar áreas degradadas. Além disso, qualquer ação que possa atingir o meio ambiente no parque se torna crime ambiental.

Tribuna do Ceará