TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Visita ao Cinturão das Águas definirá “caminho” das águas do São Francisco para o Castanhão

12 de agosto de 2015 às 16:10

O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, fará visita às obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) nesta quarta e quinta-feira (12 e 13/08). Além de acompanhar o andamento das obras, a visita também servirá para uma análise in loco sobre o melhor ponto de entrada das águas da Transposição do Rio São Francisco em direção ao Açude Castanhão. “As águas chegarão ao Ceará pelo Eixo Norte da Transposição até a barragem de Jati. Dali, derivarão para o Cinturão das Águas (CAC). Vamos analisar em qual ponto transferiremos estas águas para o leito de um rio a fim de que cheguem ao Castanhão e, consequentemente, alcancem a Região Metropolitana de Fortaleza”, explica Teixeira.

A primeira estação de bombeamento do Eixo Norte da Transposição começou a funcionar em fase de testes na semana passada, em Cabrobó-PE. São 25 metros cúbicos aduzidos por duas bombas. A água percorrerá cerca de 50 quilômetros por gravidade até a segunda estação elevatória. “Isso leva algum tempo, pois nesse percurso existem três barragens que receberão a água”, informa o secretário. As outras duas estações elevatórias – situadas em Salgueiro-PE – devem ficar prontas em setembro próximo e em janeiro de 2016. A previsão do governo federal é de que as águas cheguem ao Ceará em julho do próximo ano.

Palestra

A visita do secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, à Região do Cariri atende também a convite da Universidade Regional do Cariri (Urca). Nesta quarta-feira, ele fará palestra nesta quarta-feira (19 horas) dentro da programação da XV Semana de Economia da URCA, cujo tema será “Escassez de Recursos Hídricos e Grandes Projetos Econômicos no Nordeste”. O evento acontece até o próximo dia 15, nas dependências do Curso de Graduação em Economia da Universidade Regional do Cariri (Urca). Teixeira falará sobre “A Transposição das Águas do São Francisco e as Políticas de Recursos Hídricos do Estado do Ceará”.

Ceará Agora


Ceará Agora