TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Trabalhadores da Usina de Biodiesel de Quixadá aderem greve nacional da Petrobras

Em Quixadá, o Sindipetro também denuncia o excesso de jornada de três operadores trabalhando interruptamente e sobre o efetivo mínimo de brigada.

03 de novembro de 2015 às 08:18

Os petroleiros do Ceará aderiram ao movimento nacional de greve, por tempo indeterminado, neste domingo, 1º. Trabalhadores de plataformas localizadas em Fortaleza, Quixadá e Paracuru já paralisaram as atividades. Mais profissionais devem entrar na paralisação nesta terça-feira, 2, quando retornam do feriadão.

De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo do Ceará e do Piauí (Sindipetro-CE/PI), a reinvindicação da categoria tem como objetivo pressionar a Petrobras para que a petroleira não deixe de operar nacionalmente.

Na Lubnor, maior base do Ceará, localizada no Mucuripe, trabalhadores estão há mais de 24 horas seguidas em serviço, segundo afirmou o Sindipetro. O Sindicato relatou que acionará a justiça do trabalho para retirar da empresa aqueles que ultrapassarem as horas máximas permitidas por lei.

Em Paracuru, apenas 32% da produção de óleo e 37% da produção de gás estão em funcionamento e 13 poços tiveram sua atividade paralisada. Na Usina de Biodiesel de Quixadá, o Sindipetro também denuncia o excesso de jornada de três operadores trabalhando interruptamente e sobre o efetivo mínimo de brigada.

Além do movimento no Ceará, Sindicatos de várias regiões do Brasil, como Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo aderiram à greve. Cerca de 500 mil barris de petróleo por dia (bpd) deixaram de ser produzidos desde o início do movimento, às 19h de ontem, estima o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), ligado à Federação Única dos Petroleiros (FUP), que lidera a ação.

Em nota oficial, a Petrobras informou que toma medidas para garantir "a segurança dos trabalhadores e das instalações" e também para manter abastecido o mercado interno de combustíveis. Segundo a empresa, as consequências da greve ainda são avaliadas. "Em alguns locais, estão ocorrendo bloqueios de acessos, cortes de rendição de turno e ocupação", diz o comunicado da Petrobras.

Com informações da Agência Estado / O Povo Online


Agência Estado / O Povo Online