TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

#TodosContraOMosquito: Ceará terá brigada de combate ao Aedes aegypti

22 de dezembro de 2015 às 12:44

O governador Camilo Santana anunciou nesta segunda-feira (21), a formação do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento a dengue, chikungunya e zika, com a finalidade de propor, articular, coordenar e avaliar ações destinadas ao controle do vetor, reduzir a incidência das doenças e seus efeitos.

O anúncio ocorreu durante o lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti, que prevê ainda uma brigada para dizimá-lo.

O chefe do Executivo informou que o grupo intersetorial vai ainda auxiliar na pesquisa relacionada às ações de vigilância, prevenção, atenção à saúde e controle dessas doenças.

Camilo Santana fez uma comparação entre o combate ao Aedes aegypti com o do sarampo, em que o Estado eliminou completamente a doença em 2015, com intensa campanha, após passar por um surto. Para isso, anunciou algumas medidas a serem tomadas.

O governador informou que até o final de janeiro todas as residências do Ceará serão visitadas para que as ações de prevenção sejam realizadas.

Durante o evento, o secretário da Saúde, Henrique Javi, fez uma apresentação sobre as causas e efeitos da dengue, chikungunya e zika. Antes, ele destacou a importância da união de todos pela causa.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ressaltou a gravidade da situação e a importância de todos se conscientizarem para a prevenção.

O Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika integra o Plano de Enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, que é fruto de uma ação integrada de vários setores do Governo do Estado, além da parceria com os governos municipais e federal.

O Governo do Estado tem reunido gestores, coordenadores e técnicos para nivelar informações, por determinação do governador Camilo Santana, que provocou um encontro dos governadores com a presidente Dilma, no início de dezembro, após pedir apoio ao Governo Federal no combate ao inseto.

Marcaram presença também no evento a vice-governadora, Izolda Cela; o secretário-chefe da Casa Civil, Alexandre Landim; o secretário-chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista; o secretário da Fazenda, Mauro Filho; o secretário das Relações Institucionais, Nelson Martins; o secretário das Cidades, Lúcio Gomes; o secretário do Turismo, Arialdo Pinho; o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno; o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira; o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda; o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino; a secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins; além de deputados e representantes de municípios e instituições.


Tópicos:

campanha, brigada, combate, dengue, aedes, aegypti, todoscontramosquito, Ceará