TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Testagem em massa para Covid-19 em sistema drive-thru começa no HGF, em Fortaleza, nesta segunda-feira

15 de junho de 2020 às 10:37 - Atualizado em 15/06/2020 10:37

undefined

A testagem em massa para diagnóstico da Covid-19 através do sistema drive-thru iniciou nesta segunda-feira (15), no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). A unidade de saúde prevê uma média de 65 exames por dia.

O governo do estado anunciou a testagem em massa no mês de maio. O modelo drive-thru foi o escolhido por oferecer menos riscos de contágio para o profissional de saúde e entre os pacientes, segundo a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria de Saúde (Sesa), Magda Almeida.

Para ser submetido ao exame é necessário realizar um agendamento no portal Saúde Digital, administrado pela Sesa. O teste é gratuito e o interessado deve apresentar documento de identificação no local. O atendimento acontece na rua Juiz Renato Silva, no Bairro Papicu, ao lado do hospital de campanha anexo ao HGF, das 8h às 17h.

“Qualquer pessoa pode participar, desde que ela esteja entre o terceiro e sétimo dia de sintomas leves”, afirmou a coordenadora do laboratório do HGF, Goretti Cavalcante.

O teste realizado no local é o de biologia molecular e leva em média 5 dias para o resultado. Ainda de acordo com a Goretti, a iniciativa tem o objetivo de frear a propagação do coronavírus no Estado. "Isso é mais uma ferramenta para diagnosticar precocemente a doença e combater o avanço da doença", disse.

Coronavírus no Ceará

Até a última atualização da plataforma IntegraSUS, às 9h27 desta segunda-feira (15), o Ceará havia contabilizado 79.106 mil casos confirmados da Covis-19, com 4.902 óbitos pela doença.

Fortaleza é a cidade com o maior número de casos com, 30.758 diagnósticos positivos desde o início da pandemia. O número de óbitos na capital também é alto e já chega a 2.854.

Depois da capital, os municípios que somam a maior quantidade de casos confirmados são Sobral, que ultrapassou hoje os 4 mil casos (4.007), Caucaia (2.997) e Maracanaú (2.762).