TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

“Sistema socioeducacional do Ceará está em colapso”, reconhece juiz da Infância

“Não se pode admitir a atual situação pela qual passa o sistema socioeducativo aqui no estado do Ceará”, afirma Manuel Clístenes, juiz titular da 5ª Vara na Infância e da Juventude

11 de março de 2016 às 10:05

undefined

Em uma semana, adolescentes foram apreendidos em ataques a ônibus e delegacias de Fortaleza, um jornalista foi baleado durante um assalto e um juiz foi morto em outro. Em entrevista à Rádio Tribuna BandNews FM, Manuel Clístenes, juiz titular da 5ª Vara na Infância e da Juventude, comentou a sequência de crimes envolvendo jovens. Para ele, é uma equação de difícil solução se o combate for meramente policial. Confira abaixo.

Tribuna BandNews FM – Por que não conseguimos tirar jovens da criminalidade?

Manuel Clístenes – A situação é muito complicada, porque faltam políticas públicas para atender esses jovens. E aí eles terminam ingressando na criminalidade. O que a gente vê hoje é o retrato de uma família absolutamente desestruturada, famílias que estão na linha de pobreza. São jovens extremamente vulneráveis que ficam expostos a adultos já envolvidos com crimes e drogas. Então esses adolescentes terminam por ingressar nesse universo da criminalidade e provocar esse tipo de tragédia que a gente está vendo aí.

Tribuna BandNews – Se a gente tem, por exemplo, como motivo de tanta participação de adolescentes em crimes toda essa questão social de desigualdade, qual é a perspectiva? Teremos adolescente envolvidos com crimes até quando?


Clístenes – Essa situação só vai mudar quando determinadas áreas melhorarem. A médio prazo, a gente vai ter que ter um investimento muito grande na parte de educação, saúde, lazer, cultura. A curto prazo, nós temos que ter um investimento muito grande também, por parte do setor público, nos centros educacionais. No exemplo do juiz, um desses rapazes que está envolvido fugiu de um centro educacional em dezembro, foi recapturado por uma prática de um novo ato infracional em fevereiro. Quando foi agora, dia 2 de março, fugiu e se envolveu nesse latrocínio. Quer dizer, esse rapaz já tem várias passagens e possivelmente foi a pessoa que atirou no juiz.

Tribuna BandNews – É um sinal de ressocialização falha?

Clístenes – Isso é por conta de um sistema socioeducativo que está em colapso. Não se pode admitir a atual situação pela qual passa o sistema socioeducativo aqui no estado do Ceará. Então, quando a gente quer melhorias para esses centros educacionais, a primeira coisa que nós estamos pensando é na sociedade, que é a destinatária dos jovens.

Tribuna do Ceará