TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Setembro amarelo: comportamento suicida tem cura e tratamento na rede pública de saúde

11 de setembro de 2019 às 08:39

undefined

 

Os números preocupam. Entre 2012 e 2018, 4.113 cearenses tiraram a própria vida. Por ano, foram contabilizados, em média, 587 casos de suicídio no Ceará. 

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), por meio da Secretaria Executiva de Saúde Mental, preparou um material onde é possível encontrar informações sobre prevenção do suicídio.

O objetivo é transmitir, de forma simples e objetiva, dicas que ajudem a identificar, seja na própria casa, no trabalho ou entre amigos, sinais de alerta para o suicídio. Independentemente do caso, é preciso buscar atendimento especializado na rede pública de saúde.

Para muito especialistas, o suicídio deve ser discutido de forma aberta e consciente e tal possibilidade de diálogo pode, segundo especialistas, abrir caminho para a prevenção do comportamento suicida e auxiliar pessoas em sofrimento psíquico a buscar ajuda.

De acordo com o psiquiatra Davi Queiroz, do diretor técnico do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, da rede pública do Governo do Ceará, existem várias formas de identificar e prevenir o comportamento suicida.