TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Santa Casa de Fortaleza atua com falta de recursos e corre risco de fechamento, alerta Sindicato dos Médicos

11 de maio de 2023 às 09:04

undefined

Referência em trabalhar pela valorização da atividade médica e, consequentemente, pela melhoria contínua da saúde no Estado, o Sindicato dos Médicos alerta para o risco de fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. A preocupação se dá após a entidade receber uma carta aberta, encaminhada pelo provedor Vladimir Spinelli Chagas, chamando a atenção para a sua preocupação com o acúmulo de dívidas e o futuro da Santa Casa.

“A Santa Casa é um importante hospital filantrópico, que atua há 162 anos prestando serviços de saúde à população cearense, principalmente aos mais carentes, com 95% dos atendimentos da instituição de pacientes do SUS. No entanto, os recursos, cuja tabela não é atualizada há mais de 12 anos, cobrem apenas 60% das despesas”, explica o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara.

Segundo a carta, o município de Fortaleza tem demorado a repassar os valores transferidos mensalmente pelo Ministério da Saúde aos municípios, agravando ainda mais a situação. “Nosso objetivo é proteger e resguardar a categoria, além de encontrar uma forma de obter uma resolutividade definitiva para essa questão”, destaca o Dr. Leonardo.

Como forma de evitar um possível fechamento da instituição, o Sindicato sugere que seja realizada uma repactuação dos custos entre Estado e municípios dada as proporcionalidades, além de uma injeção de valores.

O Sindicato dos Médicos ouviu os pacientes acompanhados pelos profissionais da Santa Casa de Fortaleza (https://bit.ly/3VYUkrF). O agricultor Francisco Ezequiel fala que faz tratamento contra o câncer há dois anos. “O atendimento na Santa Casa é muito bom. Pelo bem de todos, eu não queria que o fechamento acontecesse”, comenta. Entre os pacientes, há também o pescador José Pinheiro, que diz: “se me tirarem da Santa Casa, não saberei o que fazer”.