TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Russas realiza Campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

18 de maio de 2016 às 14:48 - Atualizado em 18/05/2016 14:50

undefined


O data de 18 de maio é celebrada em todo o Brasil, como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Assim como em milhares de municípios brasileiros, a cidade de Russas não faz diferente e realiza a importante Campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, com o objetivo principal de promover ampla divulgação da temática, sensibilizar profissionais e a população sobre a importância da realização das denúncias de casos e monitorar as ações desenvolvidas para o enfrentamento dessa violação.

A Campanha, que acontece anualmente no Município, é promovida pelo Governo Municipal através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, e esse ano esta sendo executada pela equipe do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, PROERD, Secretarias de Educação e Saúde, Associações Comunitárias, CMDDCA e Conselho Tutelar. O evento teve início no último dia 10 de maio e prosseguirá até o próximo dia 02 de junho, com uma vasta programação composta de diversas ações de mobilização da sociedade.

Entre as ações e atividades podemos citar: Blitz Educativa; Reuniões com a Rede de Proteção e Atendimento; Oficinas e Palestras nas escolas, nas associações comunitárias e nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS´s; Intensificação da Busca Ativa pela Equipe de Abordagem Social; Participação em Programas de Rádio; e Seminário “Avaliando as ações estratégicas do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”.

Para a Administração Municipal é de grande importância à realização da Campanha, pois suas atividades educativas, além de esclarecerem, sensibilizam a sociedade para o tão grave problema de abuso e exploração sexual contra o público infanto-juvenil.  As ações da campanha fazem com que a sociedade conheça mais ainda esse tipo de violência e seja encorajada a denunciar eventuais casos as autoridades competentes.

Para denunciar, a sociedade dispõem dos seguintes órgãos competentes: Conselho Tutelar (88 3411-8425), Disque 100, CREAS (88 3411-8424) ou Delegacia.

História da data

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há 43 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Com informações da Prefeitura de Russas